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A qualidade dos cuidados de enfermagem e a norma ISO Aplicação empírica no Hospital Cuf Infante Santo

A qualidade dos cuidados de enfermagem e a norma ISO Aplicação empírica no Hospital Cuf Infante Santo
  • A implementação de um sistema de gestão da qualidade, através da norma ISO 9001, nas organizações de saúde, é um desafio, quer pela dificuldade de avaliação da qualidade dos serviços prestados (cuidados de saúde) quer pelas diferentes posturas perante o fenómeno pelos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e gestores). Neste sentido, é oportuno identificar a percepção dos enfermeiros do Hospital Cuf Infante-Santo, relativamente ao sistema de gestão da qualidade, segundo a norma ISO, e, consequentemente, investigar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da implementação dessa norma nessa organização hospitalar. Para atingir os objectivos foi desenvolvido um modelo de análise, onde se considera o relacionamento entre as características da qualidade em saúde, cultura organizacional hospital e do sistema da norma ISO, para o desenvolvimento da melhoria contínua na organização. Do trabalho desenvolvido conclui-se que a percepção relativamente às alterações na qualidade dos cuidados está limitada, dado que maioria dos respondentes não conhece o sistema de qualidade (Norma ISO 9001), sendo este um dos pontos fracos para a implementação da norma ISO na organização.
    Palavras-chave:Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, Norma ISO 9001:2000, Organizações de Saúde, Cultura Organizacional.
  • Implementing a quality management system through the ISO 9001 standard in health organizations is a challenge due to the difficulty of evaluating the quality of the health care services provided, and the different posture towards the phenomenon by doctors, nurses and managers. The present study aims to identify the perceptions of nurses at the Infante-Santo CUF Hospital toward the quality management system, according to the ISO standard, and consequently to investigate the strengths, weaknesses, threats and opportunities of the implementation of this standard in this organization. An analytical model was developed considering the relationships between the characteristics of quality in the healthcare industry, hospital organizational culture and the ISO standard system, for the further development of continuous improvement in the organization. The research concluded that the perception related to the alterations in the quality of the healthcare is limited given that the majority of the respondents do not know about the ISO 9001 standard quality system. This is one of the weaknesses in the implementation of the ISO standard in the organization.
    Keywords:Quality of nurse care, ISO 9001:2000 Standard, Health Organizations, Organizational Culture.
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