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Abordagem por Processos

Abordagem por Processos
  • A abordagem por processos constitui-se um dos sete princípios de gestão da qualidade nos quais a ISO 9001 se suporta, e esclarece que os resultados consistentes e previsíveis são atingidos de modo mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e geridas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente. Cada organização determina e gere os processos necessários para alcançar os resultados pretendidos, usando uma abordagem sistémica de gestão. Este artigo tem como objetivo apresentar a abordagem por processos segundo a nova versão da norma, descrever um processo e como levar a cabo a sua gestão. A aplicação desta abordagem num sistema de gestão da qualidade permite a satisfação dos requisitos, o desempenho eficaz dos processos e uma melhoria dos mesmos baseada na análise de dados e informação. Neste sentido, as atividades de trabalho geram valor para o cliente e outras partes interessadas. A abordagem por processos é transversal a toda a norma podendo ser encontradas referências a processos em praticamente todas as secções da norma. Integra, ainda, o ciclo PDCA e o pensamento baseado em risco e oportunidades em todos os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade.

    Palavras-Chave: Abordagem por processos, Norma ISO 9000:2015, Norma ISO 9001:2015, Princípios de gestão da qualidade.
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