Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

Encontros de Tróia

VI Encontro de Tróia

08/10/2015 | O VI Encontro anual da RIQUAL realizou-se no dia 5 de junho de 2015 nas instalações do ISEC, em Lisboa. Pelo segundo ano consecutivo, não se realizou em Tróia, tentando responder a pedidos de vários colegas de Lisboa e de outras regiões do Norte e Centro. O VI Encontro contou com 76 inscrições e 32 comunicações. Na primeira parte do Encontro foi apresentado um balanço dos recentes desenvolvimentos da RIQUAL: – Alterações ao Regulamento da Rede, consagrando as práticas existentes, que já não coincidiam com o texto original e também o âmbito que de forma expressa consagra a qualidade e as áreas afins. – Clarificação do significado de membro da RIQUAL, tendo ficado estabelecido a obrigação de partilha da Ficha de Investigador, ou pedido de adesão aprovado pela Comissão Coordenadora. – Informação sobre os números publicados da revista TMQ e os previstos para 2015-2016. – Novos conteúdos e novas funcionalidades no Site das publicações (www.publicacoesqualidade.com; www.publicacoes.apq.pt), destacando-se as publicações de outras entidades como a FORGES e a RELACRE, e estando em perspetiva a disponibilização imediata dos artigos comprados e o reconhecimento automático dos associados da APQ. – A monitorizar da produção científica, a nível nacional, tendo sido apresentada a experiência e os resultados da Universidade do Porto. – A Produção em curso de um programa de gestão de eventos, tendo sido já utilizadas e testadas algumas funcionalidades no planeamento e realização do VI Encontro. Saiba mais aqui.

V Encontro de Tróia

21/10/2014 | Comissão Organizadora

Álvaro Rosa (ISCTE-IUL)

António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal)

Henrique Lopes (Instituto Superior de educação e Ciências)

Luís Lourenço (Universidade da Beira Interior)

Margarida Saraiva (Universidade de Évora)

Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra)

Paulo Sampaio (Universidade do Minho)

ISSN online: 2183-1408

O V Encontro anual da RIQUA realizou-se no dia 6 de junho de 2014 nas instalações da UBI, na Covilhã. Pela primeira vez, não se realizou em Tróia, tentando responder a pedidos de vários colegas do Norte e Centro. Em paralelo realizou-se também o III Workshop da Saúde. O V Encontro contou com 60 presenças e 24 comunicações. Na primeira parte do Encontro foi apresentado um balanço das realizações da RIQUA: Especial destaque para a Revista TMQ, que publicou mais dois números (1 temático sobre a saúde) e obteve a indexação ao Latindex (Sistema Regional de Informação on line para revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal). O Site das publicações (www.publicacoesqualidade.com) que passou a evidenciar todas as suas funcionalidades. A publicação do livro Qualidade em Ação, que envolveu 28 autores. A necessidade de mais realizações em conjunto, sendo colocada a questão de monitorizar a produção científica, a nível nacional (apresentadas estatísticas das publicações nos Encontros e na TMQ) e a nível Internacional (apresentadas estatísticas retiradas de um artigo de Su Mi Dahlgaard-Park, Chi-Kuang Chen, Yuan-Tung Road, Chung-Li, Jens J. Dahlgaard referentes aos anos de 1987-2011). Na segunda parte, decorreram as sessões paralelas, tendo o Encontro encerrado com uma prova de queijos e vinhos da região. Ao fim de cinco anos de realizações, importa proceder a um balanço destes encontros. Como pontos mais positivos podemos salientar o conhecimento pessoal, as realizações, o desenvolvimento da Revista TMQ e do Site das Publicações, os contactos nacionais e internacionais, alguns trabalhos académicos em curso, e as perspetivas de evolução da RIQUA. Como pontos mais negativos, que queremos minimizar, teremos o pouco uso da sinergia potencial da Rede (refletida nos poucos projetos em conjunto), as indefinições sobre a realização periódica de um Congresso internacional, a organização interna da própria Rede, a ausência de uma Plataforma de apoio à realização dos Encontros (pode vir a servir iniciativas da RIQUA e outros), e a insuficiente utilização do Site da Publicações. A par das realizações que foram importantes e inovadoras, os fundadores entendem que devem conduzir as próximas etapas como forma de mais facilmente impulsionarem as iniciativas já tomadas, e de abrirem novas áreas de desenvolvimento. Continuamos a contar com todos. Um agradecimento particular a todos os que ajudaram e assumiram responsabilidades na construção da Rede.

II Encontro de Tróia

26/05/2014 |

Comissão Organizadora

Álvaro Rosa (ISCTE-IUL) António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal) António Teixeira (ISCTE-IUL) Margarida Mano (Universidade de Coimbra) Margarida Saraiva (Universidade de Évora) Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra) Paulo Sampaio (Universidade do Minho) Pedro Saraiva (Universidade de Coimbra) Rui Pulido Valente (Instituto Politécnico de Portalegre)

ISSN online: 2183-1408 O II Encontro de Tróia realizou-se nos dias 9 e 10 de Junho de 2011. Neste Encontro foram mantidos os workshops como forma de ajuda ao conhecimento mútuo e ao desenvolvimento de relações interpessoais. No sentido de dar resposta a várias sugestões do I Encontro foram criadas duas áreas novas: – Propostas de Projetos de I&D potencialmente agregadores do trabalho em rede, visando reforçar ou encontrar massa crítica para a sua realização, aproveitando o conhecimento e as sinergias resultantes da Rede; – Exposição de projetos de Dissertação de Mestrado/Teses de Doutoramento ou apresentação de resultados parciais, com vista, não só a envolver os jovens investigadores, mas também para propiciar-lhes ajuda no desenvolvimento dos seus trabalhos, através de contributos de colegas com conhecimentos especializados ou mais próximos dos temas em apreço. Em relação à primeira, não tivemos sucesso, o que leva à necessidade de rever a iniciativa, de forma a encontrar formas de identificar projetos que materializem um dos grandes objetivos da Rede, a criação de maior capacidade de I&D, através do envolvimento de mais investigadores. Em relação à segunda, os resultados excederam as expectativas. As 18 comunicações apresentadas animaram o Encontro, e trouxeram jovens investigadores para a Rede. A discussão destas comunicações, a sua posterior revisão e a sua publicação num CD, constituíram factos animadores e motivadores para as próximas edições, justificando a sua inclusão nos futuros Encontros. Este II Encontro tinha, por outro lado, o objetivo de tomar decisões quanto ao desenvolvimento da Rede, tendo-se obtido consenso generalizado sobre: – A criação formal duma estrutura própria: RIQUA – Rede dos Investigadores da Qualidade, no seio da APQ; A respetiva proposta de Regulamento foi assinada pelos presentes; – O desenvolvimento da Revista TMQ, que deverá passar pela edição online, complementada por edições em papel, em situações particulares. A sustentabilidade deve passar pela subscrição e, independentemente de acomodar publicações de características variadas, deve manter publicações em Português, tendo em conta a área de trabalho dos mestrados. A revista TMQ poderá, também ter outras iniciativas editoriais, tais como os estudos de casos; – A criação e exploração de rede social Linkedin para agilizar os contactos entre os elementos da Rede; – A realização de um Congresso, eventualmente articulado com o Colóquio da APQ, aberto às comunidades de língua portuguesa e espanhola. Esta iniciativa deve decorrer antes das férias, não se acrescentando ao período mais preenchido de após férias. A necessidade de acomodar as apresentações dos projetos de Dissertação de Mestrado/Teses de Doutoramento e/ou dos seus resultados parciais, a par da pertinência das decisões acima referidas, acabou por deixar pouco tempo para o conhecimento mútuo e o desenvolvimento de relações interpessoais, o que terá de ser acautelado no III Encontro.

IV Encontro de Tróia

16/05/2014 | Comissão Organizadora Álvaro Rosa (ISCTE-IUL) António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal) Luís Lourenço (Universidade da Beira Interior) Margarida Saraiva (Universidade de Évora) Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra) Paulo Sampaio (Universidade do Minho) ISSN: 2183-1408 A Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUA) surgiu da preocupação em conhecer a comunidade técnico-científica que trabalha (profissional ou academicamente) na área da qualidade e outras áreas afins, mas também da procura para uma resposta desta comunidade à necessidade e oportunidade para a realização de um eventual Congresso Nacional da Qualidade. O I Encontro teve essa grande preocupação e aí tomaram-se algumas decisões, nomeadamente o alargamento da Comissão Organizadora, a adoção da designação de Encontros de Tróia e a necessidade de reflexão mais aprofundada sobre a utilidade de um Congresso Nacional. Este Encontro permitiu o conhecimento mútuo do grupo de investigadores presentes, os trabalhos realizados, bem como as áreas de interesse e as linhas de investigação de cada um dos membros. O II Encontro assumiu uma nova faceta, de aceitar comunicações de jovens investigadores, nomeadamente estudantes de mestrado e doutoramento, não com o carácter de publicação científica, mas para que os membros mais seniores pudessem comentar e ajudar os membros mais juniores a seguirem caminhos mais seguros. Teve ainda a participação dos Editores das Revistas Total Quality Management & Business Excellence (Jens Dahlgaard) e International Journal of Quality and Service Sciences (Su Mi Dahlgaard-Park), o que muito contribuiu para reforçar as ligações internacionais da Rede. O III Encontro considerou os resultados do Encontro anterior, nomeadamente o facto de não ter sido possível desenvolver suficientemente o trabalho em rede. Assim, neste III Encontro desenvolveu-se a discussão de eventuais Projetos de I&D, em que a Rede pudesse reforçar ou encontrar a massa crítica para a sua realização, aproveitando o conhecimento e as sinergias resultantes dos membros. Nesse ano, o grande número de participantes (92), bem como das comunicações apresentadas (29) mostraram que os Encontros da RIQUA têm vindo a ser bem acolhidos pela comunidade técnica e científica, o que constituiu um importante incentivo para as próximas realizações. Igualmente, este Encontro da RIQUA, pela primeira vez, foi realizado em paralelo e em parceria com o 1º Workshop da Qualidade em Saúde, iniciativa da Comissão Setorial para a Saúde CS/09 do SPQ. Por outro lado, em relação à revista TMQ, ficou entendido, que dado o seu carácter e o público-alvo, esta deveria passar a ser editada apenas on line. O IV Encontro teve a presença do colega e investigador Martí Casadeus, que nos trouxe a experiência do seu grupo de investigação. A plataforma informática para editar a Revista TMQ foi apresentada já numa fase final de desenvolvimento, criando novas funcionalidades para suportar a Rede. Este Encontro registou um elevado número de comunicações (34), o que limitou o espaço para maior trabalho na procura de projetos comuns. Passadas quatro Edições dos Encontros é tempo para refletir sobre o caminho seguido e perspetivar o desenvolvimento futuro. O caracter inovador da RIQUA importa ser potenciado através da conceção e realização de projetos em rede, o que só pode ser conseguido se as pessoas se encontrarem e desenvolverem laços pessoais de conhecimento e de relacionamento. Adicionalmente, algumas preocupações devem ser tomadas, para que não se enfatizem as comunicações em detrimento do desenvolvimento da Rede, nem que outras iniciativas desviem a RIQUA dos seus objetivos essenciais. Os fundadores da Rede continuam a velar pela orientação de servir a comunidade, de explorar o posicionamento distintivo no universo da língua Portuguesa e do mundo ibero-americano de língua espanhola. O desenvolvimento de relações com colegas destas temáticas será prosseguido e será traduzido em novas realidades.

III Encontro de Tróia

21/02/2013 | Comissão Organizadora Álvaro Rosa (ISCTE-IUL) António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal) Luís Lourenço (Universidade da Beira Interior) Margarida Saraiva (Universidade de Évora) Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra) Paulo Sampaio (Universidade do Minho) ISSN 2183-1408 O III Encontro da Rede dos Investigadores da Qualidade, realizado no dia 8 de junho de 2012 em Tróia, teve em conta os resultados do Encontro anterior, nomeadamente o facto de não ter sido possível desenvolver suficientemente o trabalho em rede, porque o programa tinha pouco espaço para o efeito. Assim, o III Encontro reservou mais tempo para o desenvolvimento da Rede, tendo concentrado os trabalhos em duas grandes áreas: Por um lado, nos Projetos de I&D a desenvolver pela RIQUA (grupos por projeto ou área temática), bem como noutros Estudos. Na sequência dos primeiros Encontros, a apresentação de Projetos de I&D visou reforçar ou encontrar a massa crítica para a sua realização, aproveitando o conhecimento e as sinergias resultantes da rede. A Organização preparou um conjunto de eventuais projetos e outros estudos que poderiam interessar à RIQUA, tendo os participantes sido convidados a discutir aqueles em que tinham maior interesse. Estes projetos e estudos incluíram temas tão variados como: Políticas da Qualidade na Administração Pública e Sua Eficácia; Modelo de Desenvolvimento Rural Sustentável; Empreendedorismo na Área da Qualidade; A Qualidade nas Instituições de Ensino Superior; Interassociativismo; A Qualidade na Saúde; Visão da Qualidade pelos Gestores das Grandes Empresas em Portugal. Por outro lado, as comunicações referentes a projetos de dissertação de mestrado ou de teses de doutoramento. A apresentação de projetos de Dissertação/Tese, ou de resultados parciais das mesmas, visou integrar mais investigadores na rede, designadamente assegurando aos mestrandos e doutorandos os contributos de colegas com conhecimentos especializados ou mais próximos dos temas em apreço. Continuámos a recolher as Fichas dos Investigadores, contendo dados pessoais e profissionais, bem como as publicações que os membros da Rede entenderam destacar, como forma de reforçar o conhecimento mútuo. O grande número de participantes (92), bem como das comunicações apresentadas (29) mostraram que os Encontros da RIQUA têm vindo a ser bem acolhidos pela comunidade técnica e científica, o que constituiu incentivo importante para as próximas realizações. Pela primeira vez, o Encontro da RIQUA foi realizado em paralelo e em parceria com o 1º Workshop da Qualidade em Saúde, iniciativa da Comissão Setorial para a Saúde CS/09 do SPQ. Os resultados alcançados abrem boas perspetivas para novas realizações, como o desenvolvimento de projetos em rede e a realização de eventos de científicos de cariz nacional e internacional. Quanto à iniciática editorial da Revista TMQ, ficou entendido que dado o seu carácter e o público-alvo, esta deveria passar a ser editada apenas online, com a perspetiva de 2 números por ano, devendo ser procuradas as sinergias com os Encontros (por exemplo, através da seleção dos melhores artigos para publicação). O desenvolvimento da TMQ deveria passar pela procura da Lusofonia e da América latina (desde o Conselho Editorial aos Revisores e Autores), como meio privilegiado de internacionalização. Foram ainda sublinhadas as vantagens de disponibilizar todos os números antigos da Revista.

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.