Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

Grau de Adoção da Análise da Cadeia de Valor nas Maiores Empresas Industriais Portuguesas

Grau de Adoção da Análise da Cadeia de Valor nas Maiores Empresas Industriais Portuguesas
  • O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de adoção da Análise da Cadeia de Valor, enquanto suporte da gestão estratégica de custos, nas maiores empresas industriais portuguesas. Da revisão de literatura sobre o tema podemos concluir que não existe “uma” Análise da Cadeia de Valor, existe um instrumento de contabilidade de gestão designado de Análise da Cadeia de Valor ou sistema de criação de valor que incorpora várias características, umas mais utilizadas que outras por determinadas empresas, em determinadas situações, e com determinados objetivos.

    Formuladas as questões e hipóteses de investigação, selecionaram-se 393 empresas industriais, entre as maiores empresas de oito agrupamentos sectoriais. Optou-se pela utilização do questionário como meio de recolha de dados, tendose obtido uma taxa de resposta de 39,9%. Os resultados obtidos permitem concluir que a maior parte das empresas adota a Análise da Cadeia de Valor interna num grau moderado a elevado, e a Análise da Cadeia de Valor externa num grau moderado. As maiores empresas industriais portuguesas adotam procedimentos no âmbito da Análise da Cadeia de Valor, ainda que não em elevado grau.

    Palavras-chave: Análise da cadeia de valor; contabilidade de gestão; gestão estratégica de custos; sistema de criação de valor.
  • Este conteúdo está apenas disponível para associados.
  • Este conteúdo está apenas disponível para associados.

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.