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Ineficiência na Realização de Exames de Diagnóstico num Laboratório de Fisioterapia Respiratória

Ineficiência na Realização de Exames de Diagnóstico num Laboratório de Fisioterapia Respiratória
  • Introdução: A evolução das organizações de saúde deu origem a uma maior dependência das equipas e a uma maior complexidade, em termos de composição da equipa, competências exigidas e o grau de risco envolvido (Baker et al., 2006). Um Laboratório de Fisiopatologia Respiratória está preparado e equipado para execução de exames de diagnóstico para avaliar a função respiratória, entre eles a avaliação da hiperreactividade brônquica através da administração de uma substância broncoconstritora inespecífica, que obedece a regras específicas e de extrema importância para a precisão dos resultados e segurança dos doentes. Existem diferentes protocolos de preparação e administração a serem postos em prática, no entanto, todos eles, apresentam vantagens e desvantagens, pelo que se torna difícil escolher o melhor método e criar um protocolo standardizado (Crapo et al., 1999). Objetivo: Pretende-se com este trabalho analisar um erro ocorrido num destes laboratórios, durante realização de uma Prova de Provocação com Metacolina, e no fim conseguir estimar algumas possíveis medidas de melhoria. Métodos: Foi realizada uma pesquisa na Medline-Pubmed e na Scielo, colocando como critérios de inclusão artigos escritos em Inglês, Português ou Espanhol, publicados nos últimos cinco anos e que correspondessem às palavras-chave referidas no resumo. Através da utilização dos vários MeSH Terms aqui referidos, foram obtidos 6 artigos, recorrendo-se posteriormente a artigos de citação, às referências bibliográficas e a artigos relacionados. O corpo de evidência ficou composto por 17 artigos. Foi utilizado um Diagrama Causa-efeito para analisar o problema em causa. Resultados: O erro aqui analisado decorreu de uma mudança de protocolo, sem que este tenha sido comunicado, criando erros de padronização no procedimento do exame. Analisando o problema, estima-se que a principal causa seja falha na comunicação acompanhada de falhas no trabalho em equipa. No entanto, espera-se, através do diagrama Causa-Efeito, conseguir desdobrar estes fatores causais e verificar interações entre eles.
    Palavras-chave: Comunicação, Equipa, Organização e Métodos.
  • Introduction: The evolution of health care organizations has led to a greater reliance on teams and increased complexity in terms of team composition, skills required and the degree of risk involved (Baker et al., 2006). A Respiratory Physiopathology Laboratory is prepared and equipped to perform diagnostic tests in order to assess respiratory function, including the assessment of bronchial hyperresponsiveness by the administration of a nonspecific bronchoconstrictor substance which has to follow specific rules that are extremely important for accurate results and patient safety. There are several dilution and administration protocols that can be put into practice, however, they all have advantages and disadvantages, making it difficult to choose a standardized protocol (Crapo et al., 1999). Objective: The purpose of this study is to analyze an error, occurred in one of these laboratories, while conducting a Methacholine Challenge Test, and to be able to estimate some of the possible improvement measures. Methods: We performed a search in Medline-Pubmed and in Scielo, posing as inclusion criteria articles written in English, Portuguese and Spanish, published in the last five years and that correspond to the keywords listed in the abstract. Through the use of various MeSH Terms herein, 6 articles were obtained, using citation articles, bibliographic references and related articles. The body of evidence was composed by 17 articles. It was used a Cause-Effect Diagram to analyze the problem in matter. Results: The error here examined is due to a change of protocol. However, no one reported this change, thus creating errors in the standardization procedure of this trial. It’s estimated that the main cause is failure to communicate associated with failures in teamwork. However, it’s expected that the cause-effect diagram will be able to reveal these causal factors and to verify interactions between them.
    Keywords: Communication, Teamwork, Organization, Methodology.
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