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Mais publicações

Revista Qualidade – 2017 – Edição 3

03/11/2017 | Principais Temas:

FERRAMENTAS – MÉTODOS

– Mapeamento da Rede do Valor: uma Resposta Eficaz à Conformidade ISO 9001:2015

– Certificação EQUASS Assurance em Portugal | Um Estudo Empírico sobre o Impacte da Certificação em Entidades da Região Norte

– Aplicação da Metodologia TRIZ e da Filosofia Lean numa Empresa do Ramo Alimentar

ESTUDOS

– Qualidade para o Mundo: O Acesso e Utilização da Informação Global

REFLEXÃO

– O Coaching e o Sistema de Gestão da Qualidade

QUEM É QUEM

– Uma Visão Global e Integrada sobre a Qualidade

ATUALIDADE

– A Importância das TIC nas Práticas da Qualidade

– Regulamento Geral de Proteção de Dados – Um Novo Desafio para as Organizações

TESTEMUNHO

A Gestão da Qualidade nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários

VIII Encontros de Troia

25/09/2017 | Comissão Organizadora

Álvaro Rosa (ISCTE-IUL)

António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal)

Luís Lourenço (Universidade da Beira Interior)

Margarida Saraiva (Universidade de Évora)

Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra)

ISSN online: 2183-1408

O VIII Encontro anual da RIQUAL realizou-se no dia 23 de junho de 2017 nas instalações da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. No próximo ano, o Encontro realizar-se- á na região Norte. Em 2019 regressaremos a Tróia para o X Encontro, o qual pretendemos comemorar de forma adequada. O VIII Encontro contou com 70 inscrições e 33 comunicações. Na primeira parte do Encontro foi apresentado um balanço dos recentes desenvolvimentos da RIQUAL e do estatuto de aderente desta estrutura da APQ: – Novo site das publicações, que ainda não permite as funcionalidades desejadas, apesar dos esforços e investimentos realizados (ex. uma maior visibilidade da Revista TMQ, facilidade na sua edição, disponibilização de instantânea dos artigos e o reconhecimento automático dos associados da APQ, e de outros grupos de pessoas); – Projetos da Rede, em que se destaca o desenvolvimento de uma plataforma de informação e de negócios; – Informação sobre os números publicados da revista TMQ e os previstos para 2017, 2018 e 2019; – A intervenção inicial a cargo do Professor António Martins “Experiências de Trabalho em Rede”; – A questão da Assembleia Geral da RIQUAL voltou a ficar dependente da identificação clara dos membros/aderentes. A APQ informou que criou uma nova figura chamada de aderente de estrutura, dirigida aos que ainda não são associados e não o pretendam fazer. Esta qualidade aplicar-se- á a todos os elementos das estruturas internas da APQ e membros das Comissões Técnicas de Normalização. Para o efeito, os interessados devem inscrever-se como “Aderentes de Estrutura”, neste caso da RIQUAL. Na segunda parte, decorreram as sessões paralelas com quatro sessões da parte da manha e cinco da parte da tarde. Na terceira parte foram apresentados projetos já realizados por membros da RIQUAL e outras propostas de projetos futuros, nomeadamente publicações, estudos em curso e projetos futuros, com especial destaque para a parceria com o CESOP, no quadro do Protocolo de cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa e a Associação Portuguesa para a Qualidade. Continuamos a contar com todos. Um agradecimento particular a todos os que ajudaram e assumiram responsabilidades na construção da Rede.

Revista Qualidade – 2017 – Edição 2

21/08/2017 | Principais Temas:

FERRAMENTAS – MÉTODOS

– Erros no desenho e Análise de Experiências (DoE)

– Mundo LIPOR – Melhoria Contínua

– Plano Individual de Intervenção – O Cliente no Centro do Sistema

ESTUDOS

– A Qualidade do Futuro dos Profissionais da Qualidade

– PHC – Resultados do Estudo sobre a Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em Empresas Portuguesas

QUEM É QUEM

– CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

ATUALIDADE

– Economia Circular

– Transição ISO/TS 16949:2009 para a IATF 16949:2016

O Coelho Serafim

26/06/2017 | Edição Completa – Gratuita

Banda Desenhada da Qualidade

26/06/2017 | Edição Completa – Gratuita

Revista Qualidade – 2017

03/05/2017 | Principais Temas:

Desmistificando os Argumentos que Justificam a Não-Utilização do DoE Criação de um Sistema de Melhoria Contínua no Contexto Lean Office Perceção da Importância da Metodologia Lean e da Metrologia nos Serviços Hospitalares Análise dos Requisitos de Cliente: Estudo de Caso na Indústria Automóvel O Impacto dos Reconhecimentos EFQM na Gestão das Organizações Resultados do European Quality Scoreboard e do Perfil Nacional da Qualidade O Sistema de Gestão e a Transição para a NP EN ISO 9001: 2015 – Câmara Municipal do Porto

TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição N.o 7

14/03/2017 |

Muitos estudos têm sido feitos sobre as interações entre as iniciativas da qualidade e a mudança cultural nas organizações, estando os resultados, por vezes, muito afastados, desde os que concluíram ser a qualidade um instrumento de mudança cultural, até aos que denunciam a retórica dos especialistas da qualidade, e aos que explicam algumas insuficiências na implementação de sistemas e modelos da qualidade. Isto porque não é seguro que os próprios gestores realizem as suas atividades com a competência e o envolvimento esperados, nomeadamente nos processos de mudança.

Saiba mais aqui.

Revista Qualidade – 2016 – Edição 4

15/02/2017 | indice Qualidade, Crescimento e Competitividade Controlo da Conformidade Cerimónia de Reconhecimentos Boas Práticas na Segurança […]

Revista Qualidade – 2016 – Edição 3

20/02/2017 | indice Exprimentem!… em Menos Tempo, com Menos Custos e mais Eficácia Julieta Caniço Seleção Multicritérios […]

TMQ – Temático 3 – Saúde | 2016

11/01/2017 |

Este número temático 3 sobre o Setor da Saúde vem na senda dos dois números já publicados sobre o mesmo tema, o que resulta da importância que a TMQ dedica ao setor. Esperamos que este nosso interesse se traduza na publicação frequente de outros números, e com a colaboração de editores convidados.

O setor da saúde tem importância relevante no bem-estar e na qualidade de vida das populações. A gestão de unidades de saúde tem de responder às necessidades e expetativas dos cidadãos. Estas aumentam e diversificam-se, quer por força das maiores exigências dos utentes, quer pelos impactes da evolução demográfica.

How service quality and organizational image influence international students’ satisfaction in higher education institutions

14/03/2017 | Financial constraints imposed on higher education are forcing higher educational institutions (HEI) to commit themselves to quality standards and develop a market orientation strategy to differentiate themselves from competitors by providing high quality services, and have conduced HEI to look at international students as complementary sourcing revenue. Indeed, more and more students are seeking quality education abroad, in order to develop their personal abilities and skills, and today, in many universities all around the world, international students represent a significant market with their own needs and expectations. The main aim of this research is to analyse the relationship between international students’ perceived service quality and satisfaction, as well as to evaluate the role of organizational image on the relationship between both constructs, in the specific context of higher education institutions. A structural equation modelling approach is applied to data randomly collected from mobility students that are studying or have studied at Portuguese Universities. The results showed that the perceived service quality provided by the universities has a positive impact on students’ satisfaction, that perceived service quality has a positive impact on the organizational image, and that the organizational image has a positive impact on students’ satisfaction.

Relacionando qualidade do serviço, imagem da instituição e satisfação do utente

14/03/2017 |

Avaliar a satisfação dos utentes, relativamente aos serviços de saúde, tornou-se indispensável, para uma adequada gestão dos recursos e uma melhoria do desempenho dos vários intervenientes nesta área. Além de ser um componente da qualidade é também um indicador da mesma.

Neste sentido, pretendeu-se testar e validar um modelo empírico com o propósito de analisar a influência da qualidade apercebida e da imagem da instituição na satisfação do utente, no contexto específico dos cuidados de saúde primários. A abordagem utilizada foi a análise de equações estruturais.

A recolha de dados foi efetuada junto a utentes, de unidades de cuidados de saúde primários, numa amostra final de 584 observações.

Os resultados da investigação mostram que a qualidade apercebida do serviço por parte do utente tem um efeito direto positivo quer na satisfação do utente, quer na imagem da instituição. Por sua vez, a imagem da instituição tem um efeito positivo na satisfação do utente, desempenhando assim um papel mediador entre a qualidade apercebida do serviço e a satisfação.

Integração de Projeto Robusto e a Produção no Contexto de SPC

14/03/2017 | À semelhança das empresas comerciais e industriais, também as organizações do terceiro setor necessitam de ser sustentáveis. Muitas destas organizações procuram na Gestão da Qualidade e Excelência a resposta para este desafio. Das várias normas e modelos que permitem implementar a Gestão da Qualidade e Excelência, o modelo EQUASS tem obtido um crescente interesse das IPSS. Este estudo discute os impactos da implementação deste modelo em quatro IPSS, duas certificadas com o nível Assurance e outras duas certificadas com o nível Excellence. A metodologia de investigação baseou-se na abordagem do estudo de casos, de natureza qualitativa, e utilizou como técnicas de recolha de dados as entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental.

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