Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

One Comment

Perceções dos Profissionais de Saúde sobre a Qualidade dos Serviços Hospitalares

Perceções dos Profissionais de Saúde sobre a Qualidade dos Serviços Hospitalares
  • O hospital Francisco Zagalo de Ovar foi um dos hospitais portugueses que, em 2005, concretizou a sua acreditação total pelo King’s Fund Health Quality Service. Este processo burocrático tem como objetivo final é a melhoria nos resultados dos cuidados de saúde prestados aos utentes, através da melhoria na gestão da qualidade de toda a organização. Sendo o empenho dos profissionais de saúde, fundamental para o sucesso de projetos desta natureza, importa conhecer as perceções que os mesmos têm sobre a qualidade das instituições hospitalares, após um processo de acreditação. Este é, pois, o objetivo do estudo de caso que aqui se apresenta. Esta investigação empírica baseou-se na análise de dados recolhidos através de um questionário. Os resultados foram obtidos numa amostra de 148 profissionais multidisciplinares, com uma representatividade de 77,1%, que revelaram globalmente uma perceção positiva da qualidade dos serviços da instituição. Verificou-se que os participantes no projeto de acreditação foram mais críticos que os não participantes e que não existem diferenças significativas na perceção dos profissionais integrados antes e depois da conclusão do projeto. Foi ainda efetuada análise de conteúdo dos problemas identificados como obstáculos à qualidade e sugeridas ações de melhoria para a instituição.
    Palavras-chave: Perceção da Qualidade, Profissionais de saúde.
  • The hospital Francisco Zagalo from Ovar was one of the Portuguese hospitals that, in 2005, accomplished its full accreditation by the King’s Fund Health Quality Service. This process seen as bureaucratic but whose ultimate goal is the improvement of outcomes in health care to clients by improving quality management throughout the organization. Since the commitment of health professionals is vital to the success of projects of this nature, it’s important to understand which perception they have about the quality of services provided by the institution, after a process of accreditation. This is, therefore, the purpose of the case study presented here. This empirical research was based on analysis of data collected through a questionnaire. Results were obtained from a sample of 148 multidisciplinary professionals with a representation of 77.1%, which showed generaly a good perception of service quality of the institution. It was found that participants in the accreditation project were more critical than non-participants and there are no significant differences in the perception of professionals integrated before and after project. It was also performed content analysis of the issues identified as barriers to quality, pointing out suggestions for improvement.
    Keywords:Health professionals, Perception of Quality.
  • Este conteúdo está apenas disponível para associados.

Comentários

Comente o Artigo

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.