Aplicação do modelo EFQM ao sector da saúde

2.00

NUNO QUARESMA • LUÍS MENDES • LUÍS LOURENÇO

Resumo

As organizações do sector da saúde estão sujeitas a um escrutínio e pressão crescentes por parte das sociedades. Têm a responsabilidade de apresentar resultados cada vez melhores ao mesmo tempo que o ambiente onde operam se torna mais exigente, independentemente da sua estrutura accionista ou natureza. Uma das formas de atingir este objectivo é a aplicação de modelos de gestão pela qualidade, o que já vem sendo feito há vários anos. O modelo de excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) é um dos modelos de referência em excelência e qualidade, e o mais utilizado na Europa. No entanto, em Portugal, as organizações do sector da saúde não têm procurado o reconhecimento pela Fundação. Como a aplicação do modelo tem particularidades próprias em cada sector de actividade, e como há inúmeras organizações com o reconhecimento da EFQM, o presente artigo procura em primeiro lugar descrever as particularidades da aplicação do modelo ao sector da saúde. Em segundo lugar, procura identificar qual tem sido a evolução da sua aplicação neste sector, quer na Europa, quer em Portugal. Estes objectivos são alcançados através da realização de entrevistas semiestruturadas com responsáveis ligados à implementação do modelo, por uma análise bibliométrica e por uma análise da base de dados da EFQM. Conclui-se que há várias particularidades na aplicação do modelo a este sector e que a evolução recente tem confirmado a existência dessas características próprias. Sugerem-se para o futuro novas linhas de investigação que possam complementar estes dados.

Palavras-Chave: EFQM; Implementação de modelos de excelência; Qualidade; Saúde.

Informação adicional

Índice

1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. ESPECIFICIDADES DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
2.2. O MODELO EFQM
2.3. O MODELO EFQM NO SECTOR DA SAÚDE
2.4. A APLICAÇÃO DO MODELO EFQM AO SECTOR DA SAÚDE
3. METODOLOGIA
4. RESULTADOS
4.1. ENTREVISTAS
4.2. BIBLIOMETRIA
4.3. ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES COM RECONHECIMENTO EFQM
5. DISCUSSÃO
6. CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E FUTURAS LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

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