TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição N.o 6

2.005.00

2.00
2.00
2.00
2.00
2.00
2.00
2.00
2.00
2.00
5.00

Editores
António Ramos Pires

Margarida Saraiva

Álvaro Rosa

Categorias: , Etiquetas: ,

Resumo

No ano de 2015 editámos um número especial dedicado às Abordagens Lean, e este é o número normal do ano. A edição de dois números por ano deriva da capacidade acrescida trazida pela iniciativa de aceitarmos Editores convidados para números especiais. Esperamos em 2016 voltar a editar um número normal e outro especial.

A globalização da economia, a evolução técnica e científica, e as diferentes e acrescidas necessidades e expectativas dos clientes, dos cidadãos e da sociedade, têm vindo a acelerar as dinâmicas das empresas na procura de novas respostas, mais rápidas e eficazes, e tendo em conta um maior número de partes interessadas. Nos tempos mais conturbados e instáveis, as técnicas e os métodos de controlo e gestão da qualidade e os sistemas de gestão, em vez de serem aproveitados para suportar as iniciativas, são por vez esquecidos e preteridos por trajetórias muito orientadas para resultados a curto prazo, minimizando os contributos da qualidade e ariscando as fronteiras (se não mesmo ultrapassando) da ética e da responsabilidade social.

Esta envolvente tem-nos levado a questionar se a gestão das organizações se baseia em informações e em conhecimento, com seria de esperar. E constatamos que nem sempre acontece. Pelo contrário, parece haver alguma ignorância, traduzida no menosprezo das técnicas e métodos da qualidade (e de outras áreas afins).

Se é certo que a gestão dos negócios está mais complexa, a resposta não pode estar apenas na intuição, no uso de abordagens não provadas, esquecendo o conhecimento técnico e científico, fugindo à complexidade e tentando soluções simplistas. Para irmos mais longe, precisamos de utilizar mais técnicas e métodos e mais sofisticados. E não menos.

O movimento da qualidade precisa de reforçar a credibilidade das suas abordagens, técnicas, métodos e sistemas, e para isso é relevante a investigação científica. Acreditamos que estamos a melhorar e a contribuir para reforçar a base científica da qualidade e a aumentar a credibilidade das propostas e abordagens dos profissionais e investigadores que trabalham nestas áreas de atividade. A gestão da qualidade é um conjunto vasto de técnicas e métodos enquadrados por princípios de gestão e de desenvolvimento organizacional, constituindo uma fonte inestimável de recursos. A Revista TMQ prossegue a sua perspetiva de multidisciplinaridade, com este número a abarcar técnicas, metodologias e sistemas de gestão.

Este número oferece importantes trabalhos de aplicação das metodologias de QFD e de Benchmarking à conceção de cursos de engenharia, e à melhoria da estrutura curricular de um curso de engenharia e tecnologia industrial. Ainda na área do ensino superior, é abordado o tema da Qualidade da aprendizagem no ensino superior, através da validação do Approaches to Study Inventory (ASIr) para a população estudantil Angolana. A gestão pela qualidade total no franchising, e a satisfação dos clientes na indústria das telecomunicações móveis são outras áreas relevantes, a par de estudos de caso na aplicação das normas ISO 9001 ao setor hoteleiro em Portugal e a uma região autónoma em Espanha.

Numa outra área, são abordadas as motivações e dificuldades, mas também os benefícios da implementação da norma NP 4427 (Sistema de gestão dos recursos humanos), e a investigação académica centrada Na ISO 9001, através de uma análise retrospetiva.

Continuamos empenhados em melhorar o site que acolhe a TMQ, nomeadamente na informação aos utilizadores, na aquisição de artigos e da revista na sua totalidade. O mesmo site disponibiliza já 15 anos da Revista Qualidade, aumentando o conjunto da informação disponível, como já tínhamos enunciado.

Renovamos os nossos votos para que esta iniciativa editorial contribua para um maior contacto entre os investigadores e os profissionais do espaço da língua Portuguesa e Espanhola.

Em termos de revistas associadas publicaremos o número dois da Revista FORGES. Acreditamos que o alojamento no mesmo site de outras revistas de carácter técnico e científico aumentará a visibilidade da revista TMQ.

Relembramos que o site continua aberto à publicação de Estudos, Relatórios de Projetos, bem como de Livros e Manuais Técnicos.

Para terminar, não poderíamos deixar de agradecer a todos os autores que tornaram possível este número. E um especial agradecimento aos revisores pela sua colaboração e apoio.

O Editor Coordenador

António Ramos Pires

Nota Final: Sendo a TMQ uma revista em formato digital, relembramos que os autores podem enviar os seus abstracts ou propostas de comunicação de forma permanente (ver instruções para publicação em http//publicacoes.apq.pt, não necessitando de esperar pelos Calls for Papers.