Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

Qualidade da informação financeira no setor da construção: análise para o período 2011-2013

Qualidade da informação financeira no setor da construção: análise para o  período 2011-2013
  • O presente estudo discute a qualidade da informação financeira no setor da construção português. Fá-lo investigando se as empresas utilizam a flexibilidade existente nas normas contabilísticas, em particular no que respeita às perdas por imparidade em dívidas a receber (IDR), para discricionariamente atuarem sobre o resultado no sentido de evitar o reporte de prejuízos ou a não verificação de redução do resultado face ao período precedente.

    Utilizando um conjunto de modelos econométricos, consistentes com o que é comum na literatura da especialidade, e uma amostra de empresas com demonstrações financeiras auditadas e sem reservas por parte do revisor de contas, para o período 2011-2013, a evidência empírica coligida corrobora a hipótese de investigação. As empresas do setor, no período considerado, terão manipulado o resultado, condicionando negativamente, desse modo, a qualidade da sua informação financeira. Testes adicionais atestam a robustez dessa evidência.

    Palavras-chave: imparidades em dívidas a receber; modelo de “accruals”; manipulação dos resultados; qualidade da informação.
  • Este conteúdo está apenas disponível para associados.
  • Este conteúdo está apenas disponível para associados.

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.