Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

No Comments

Revista Qualidade – 2013 – Edições 01 e 02

Revista Qualidade – 2013 – Edições 01 e 02

Índice

  • KAIZEN – Em busca da melhoría contínua

    Euclides Coimbra

  • Resolução de problemas com a metodologia TRIZ

    Helena V.G. Navas

  • BPM Caracterização, tendências mundiais e impacto na Qualidade

    Jorge S. Coelho

  • O percurso na excelência das organizações portuguesas reconhecidas na âmbito do modelo da EFQM

    Maria Araújo • Paulo Sampaio • Gilberto Santos

  • Projecto KAIZEN reforça melhoría na LIPOR

    Inês Inácio

  • ISO 9001 – Uma ferramenta para a competitividade

    José Luís Sousa Oliveira

  • Economia Social – Perene, leal e altruísta

    Maria de Belém Roseira

  • Para visualizar o conteúdo é necessário Login.
  • Economia Social e seu contributo para o desenvolvimento económico e social

    Gonçalo Pernas

  • Para visualizar o conteúdo é necessário Login.

Edição Completa – 5 €

Edições 1 e 2 - 2013

  • Qualidade Gestão para o sucesso sustentado

    Maria da Glória Antunes – Vice-Presidente da Direcção da APQ e Directora da Revista Pretendemos melhorar a Revista Qualidade. Muitas das mudanças e melhorias que fizemos ao longo dos anos foram ocorrendo umas vezes de forma mais expressiva e outras mais subtil, mas sempre com o intuito de ir melhorando, diversificando, captando a atenção e adesão dos nossos Associados e leitores. Neste momento, queremos ir um pouco mais longe efectuando uma reestruturação com maior visibilidade, quer ao nível dos conteúdos e sua organização, quer em termos de imagem e layout. É nossa intenção reforçar a componente técnica dos artigos para uma maior resposta às necessidades de informação e formação dos nossos Associados e leitores, que possa acrescentar valor nos momentos de decisão e na gestão diária do desempenho das suas organizações. Como a Qualidade por si só não determina a realidade e desenvolvimento de uma organização, outros temas transversais, do contexto actual em que vivemos, de outros saberes, vão ser trazidos para a Revista Qualidade. Mas desejamos, ainda, ouvir e analisar as opiniões dos nossos Associados e leitores para melhorar o produto que fornecemos. Nesta altura de crise financeira e económica que assola o país e a Europa, a APQ revê-se na sua missão primeira de contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa, através da criação e divulgação do conhecimento e da promoção de práticas inovadoras nos domínios da Qualidade e da Excelência. As verdades de um passado recente podem já não se adequar às necessidades do actual contexto organizacional, não sendo mais possível obter o sucesso desejado, nomeadamente com visões unidisciplinares ou sectoriais. O sucesso tem como base a eficácia e a integração dos processos da organização, sendo esta integração o resultado de acções planeadas, com base no saber constituído nos diversos processos da organização. Com efeito, os esforços que se desenvolvem no sentido de obter elevados padrões da qualidade, com sucesso nas mudanças que empreendem, implica o recurso a referenciais, metodologias, técnicas, ferramentas, critérios e indicadores de avaliação do desempenho. Acresce que, no actual contexto de competitividade e incerteza, os gestores e dirigentes são pressionados no sentido de identificarem os factores que contribuem para um elevado desempenho, de modo a assegurar de forma continuada uma melhoria nos níveis da qualidade do produto e do serviço fornecido. Do mesmo modo, as transformações verificadas na sociedade, especialmente de índole demográfica e familiar, como o progressivo envelhecimento da população e o aumento da esperança média de vida, tornaram necessária a concepção de novas formas de gestão das organizações da área social, de forma a que privilegiem a flexibilidade necessária para atender à crescente complexidade da realidade social. As primeiras preocupações e conceitos na busca de uma maior produtividade, qualidade e competitividade surgiram no início do século XX e, desde então, vários estudos e pesquisas foram desenvolvidos com o objectivo de obter melhores resultados organizacionais através de métodos de produção mais eficazes, de técnicas para motivar as pessoas e de metodologias para melhorar os procedimentos organizacionais e a qualidade da gestão. Os temas apresentados nesta edição, nomeadamente a metodologia Kaizen, a Teoria da Resolução Criativa de Problemas (TRIZ), a Gestão por Processos (Business Process Management – BPM) e o estudo do percurso na excelência das organizações portuguesas reconhecidas no âmbito do Modelo da EFQM, bem como as reflexões sobre economia social, têm por finalidade merecer a confiança dos nossos Associados e de todos os gestores e profissionais da Qualidade, além de contar com a sua colaboração no processo de dinamização e divulgação das práticas da gestão da qualidade com vista a contribuir para manter e exceder os níveis de excelência exigidos.
  • Propriedade e Edição Associação Portuguesa para a Qualidade NIPC 500960410

    Redacção e Secretariado Pólo Tecnológico de Lisboa, Rua Carlos Alves, nº 3 1600-515 Lisboa Tel. 214 996 210 | Fax 214 958 449 geral@apq.pt www.apq.pt

    Directora Maria da Glória Antunes

    Coordenadora Executiva Isabel Almeida

    Produção Editorial Infofluxos – Edição e Comunicação Av. das Forças Armadas 4, 2ºB 1600-082 Lisboa Tel. 217 819 442 www.infoqualidade.net

    Coordenação e Revisão Graziela Afonso (grazielaafonso@infoqualidade.net)

    Projecto Gràfico, Paginação e Publicidade Cempalavras – Comunicação Empresarial Av. Almirante Reis 114, 2º C 1150-023 Lisboa Tel. 218 141 574 | Fax 218 142 664 geral@cempalavras.pt www.cempalavras.pt

    Direcção Comercial Luís Paulo Morais (luis.morais@cempalavras.pt)

    Apoio Editorial Paula Braga (paula.braga@cempalavras.pt)

    Design e Produção Ana Gaveta, Fàtima Matos, Patrícia Gonçalves

    Fotografia IStockPhoto© e entidades participantes

    Pré-impressão e impressão Jorge Fernandes, Lda. Publicação trimestral Preço: 5 € (IVA incluído) Tiragem: 5000 exemplares Inscrição no ICS nº 116964 ISSN 0870-6743 | Dep. Legal nº 65326/93

    Distribuição gratuita aos membros da APQ Os textos incluídos nesta revista expressam a opinião dos seus autores e não necessariamente a opinião da APQ, sua Direcção, Órgãos Sociais ou colaboradores. É interdita a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações sem a expressa autorização da APQ.

Comente o Artigo

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.