Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

No Comments

Revista Qualidade – 2014 – Edição 1

Revista Qualidade – 2014 – Edição 1

Índice

  • SEIS SIGMA — Uma visão abrangente e estruturada do conceito

    Pedro Alexandre Marques

  • Calcular o valor da melhoria dos processos para o negócio A equação ROI [BPM, AE]

    José Camacho

  • Teoria das Restrições — Focalizar o processo de melhoria

    Luís Cristóvão

  • Círculos de Controlo da Qualidade Para o bom desempenho organizacional

    Marco Neves

  • Avaliação do desempenho dos museus para o reconhecimento do seu valor

    Ana Mercedes Stoffel

  • Revisão da ISO 9001 — Meta à vista

    Richard Hadfield * Luís Fonseca

  • Vamos desta vez agarrar a oportunidade que nos dá a ISO 9001?

    Carlos Pimenta de Castro

  • Implementar a ISO 9001 em PME

    Denise Robitaille

  • Espaço APQ
  • Para visualizar o conteúdo é necessário Login.
  • Notícias
  • Para visualizar o conteúdo é necessário Login.
  • Agenda
  • Para visualizar o conteúdo é necessário Login.

    Edição Completa – 5 €

    Edições 1 e 2 - 2013
    • Qualidade Um desafio permanente

      Nuno Correia – Vice-presidente da APQ e presidente da Delegação Regional do Sul As organizações vivenciam hoje uma série de grandes desafios decorrentes da concorrência externa e de obstáculos internos, com as condições de mercado a alterarem-se frequentemente. Para vencerem os desafios é necessário entendê-los profundamente, uma vez que só com o conhecimento se podem promover avanços e decidir como alcançar a excelência. Apesar da base da sustentabilidade de qualquer organização assentar na Qualidade e na Inovação dos seus produtos e serviços e da Gestão da Qualidade ter sido amplamente aceite como um modelo de gestão que reforça as vantagens competitivas das organizações que o implementam com sucesso, para fazer face aos desafios actuais as organizações têm de adaptar-se, mantendo a Qualidade e, simultaneamente, tornarem-se flexíveis e com capacidade de produzir respostas inovadoras. O compromisso da Qualidade e da Inovação, associado a dimensões como a responsabilidade social, a segurança, a saúde e as preocupações ambientais, constitui a estrutura ideal para as organizações que pretendem tornar-se, de forma sustentada, mais ágeis e mais preparadas para vencerem o desafio da competitividade. Neste contexto, a nova versão da ISO 9001, com publicação prevista para Novembro de 2015, norma responsável pela definição dos requisitos dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), adoptada por mais de 160 países e cerca de um milhão de organizações, evoluiu no seguimento desse desafio, tendo como base a promoção da sinergia entre Qualidade e Inovação e os aspectos técnicos da gestão. Actualmente, os clientes estão mais exigentes e as normas de Sistemas de Gestão da Qualidade são cada vez mais utilizadas nas organizações da saúde e da educação. Há uma maior pressão na eficiência e na eficácia sobre as questões relativas à saúde, segurança, educação, principalmente no domínio público. Para responder a estas temáticas, a ISO 9001:2015 faz referência às questões do risco e da ética nos negócios e aos avanços tecnológicos. Além disso, inclui conceitos como o desenvolvimento sustentável no contexto organizacional, a avaliação de riscos, a liderança e a tecnologia como forma de agregar valor ao produto. A inclusão da avaliação de riscos é um ponto importante da mudança, pois os utilizadores da norma precisam de raciocinar baseados no risco, o que conduz à adopção de acções preventivas. De um modo geral, a norma deve elevar a satisfação do cliente e melhorar a confiança no SGQ. Sem Qualidade, a organização não pode progredir para outros níveis. É fundamental que as empresas pensem a Qualidade para além dos produtos e processos. Isso leva à maior competitividade. Nesta edição da Revista Qualidade, a primeira do ano de 2014, dá-se continuidade à divulgação das técnicas da qualidade, nomeadamente à metodologia Seis Sigma e sua integração com referenciais de Gestão da Qualidade, à Teoria das Restrições (ToC) e ao Business Process Management (BPM), ao valor da melhoria dos processos de negócio e ao desafio da Qualidade na prática organizacional através de exemplos concretos. São ainda abordadas com algum detalhe as razões para a revisão, bem como principais objetivos e características da futura ISO 9001:2015. O aumento da competitividade impõe a todos os intervenientes padrões de exigência da Qualidade crescentes. A APQ está pronta a responder ao desafio e conta que os seus Associados também.
    • Propriedade e Edição Associação Portuguesa para a Qualidade NIPC 500960410 Redacção e Secretariado Pólo Tecnológico de Lisboa, Rua Carlos Alves, nº 3 1600-515 Lisboa Tel. 214 996 210 | Fax 214 958 449 geral@apq.pt www.apq.pt Directora Maria da Glória Antunes Coordenadora Executiva Isabel Almeida Produção Editorial Infofluxos – Edição e Comunicação Av. das Forças Armadas 4, 2ºB 1600-082 Lisboa Tel. 217 819 442 www.infoqualidade.net Coordenação e Revisão Graziela Afonso (grazielaafonso@infoqualidade.net) Projecto Gràfico, Paginação e Publicidade Cempalavras – Comunicação Empresarial Av. Almirante Reis 114, 2º C 1150-023 Lisboa Tel. 218 141 574 | Fax 218 142 664 geral@cempalavras.pt www.cempalavras.pt Direcção Comercial Luís Paulo Morais (luis.morais@cempalavras.pt) Apoio Editorial Paula Braga (paula.braga@cempalavras.pt) Design e Produção Ana Gaveta, Fàtima Matos, Patrícia Gonçalves Fotografia IStockPhoto© e entidades participantes Pré-impressão e impressão Jorge Fernandes, Lda. Publicação trimestral Preço: 5 € (IVA incluído) Tiragem: 5000 exemplares Inscrição no ICS nº 116964 ISSN 0870-6743 | Dep. Legal nº 65326/93 Distribuição gratuita aos membros da APQ Os textos incluídos nesta revista expressam a opinião dos seus autores e não necessariamente a opinião da APQ, sua Direcção, Órgãos Sociais ou colaboradores. É interdita a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações sem a expressa autorização da APQ.

    Comente o Artigo

    Recuperar Password

    Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.