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Revista Qualidade – 2014 – Edição 4

Revista Qualidade – 2014 – Edição 4

Índice

COLÓQUIO DA QUALIDADE

  • Entrevista – Alargar a presença da EFQM a mais países europeus

    Graziela Afonso

  • Reportagem – Uma Plataforma Segura

    Paula Braga

  • Destaque – A Formação Profissional e a Gestão da Qualidade

    António Silva Mendes

  • Benchmarking – Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social: Ação de Melhoria conduz a resultados expressivos

    Januário Rodrigues

  • ATUALIDADE

  • Sistema EQUASS adotado pelas organizações de economia social
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  • EQUASS nas Misericórdias

    Carlos Andrade

  • Fases de implementação do EQUASS

    Sónia Ramos / Juvenal Baltazar

  • Qualidade certificada no Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus

    Ir. Paula Carneiro

  • ESTUDO

  • Processos de extrusão na indústria de cabos elétricos – Contributos para a melhoria da Qualidade

    Diana Fernandes / Paulo Sampaio

  • REFLEXÃO

  • A “outra face” da certificação

    Joaquim Carvalho Vieira

  • ESPAÇO APQ

  • IV Jornadas Regionais da Qualidade da Madeira – Reformular métodos para assegurar continuidade
  • Jornadas Regionais da Qualidade dos Açores – Promover a Qualidade e a Excelência Organizacional
  • Evolução do DeSqual – Projecto Europeu em Transferência de Inovação
  • Formação
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    NOTÍCIAS E AGENDA

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    Edição Completa – 5 €

    • A evolução da Qualidade nos Açores

      Aida Ferreira – Presidente da Delegação Regional dos Açores da APQ A Região Autónoma dos Açores (RAA), reconhecida pela sua beleza natural, foi selecionada pela National Geographic Traveler como tendo as segundas melhores ilhas do mundo para turismo sustentável. Garantir qualidade no serviço que prestamos, proteger o ambiente e a oferta de produtos seguros irá destacar e relevar a RAA a nível mundial. A situação económica que a RAA atravessa promove o desenvolvimento de mecanismos de sobrevivência que nos fazem repensar os recursos, práticas e métodos em busca da melhoria contínua, garantindo deste modo serviços e produtos que vão ao encontro dos requisitos do cliente, não esquecendo a satisfação de todas as partes interessadas. A qualidade é, por isso mesmo, vital. Desenvolver estratégias que melhorem os nossos processos, levando as empresas açorianas a ga¬rantir a sua sustentabilidade e tornando-as competitivas num mercado cada vez mais globalizado é prioridade. A exigência dos consumidores aumenta exponencialmente, bem como os requisitos legais associados e exigidos às nossas empresas. Assim, é necessário desenvolver estratégias que nos permitam antever as necessidades, desenvolvendo mecanismos de resposta eficientes aos desafios e exigências do mercado. Tendo o setor agrícola lugar de destaque na Região Autónoma dos Açores, onde somos os únicos produtores de chá da Europa e onde existe oferta de um vasto leque de produtos, quer para a expor¬tação quer para o mercado biológico, podemos e devemos oferecer produtos naturais e artesanais de qualidade. Os nossos laticínios, de destaque reconhecido na produção nacional, fazem garantir ao consumidor qualidade e segurança alimentar, não sendo por mero acaso que nos destacamos na Europa pelo número de empresas com Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar certificados segundo a norma ISO 22000. No que concerne à certificação de empresas de acordo com a norma ISO 9001 relativa a Sistemas de Gestão da Qualidade, já não temos esse destaque a nível europeu, em virtude de não interiorizarmos que a qualidade é um fator decisivo no processo de crescimento económico e no fomento da competi¬tividade. A estratégia da RAA no âmbito da qualidade permitiu disponibilizar programas operacionais com vista ao apoio à certificação das empresas, não só no que respeita à qualidade, mas também em termos da promoção da qualidade e inovação junto das empresas regionais, pela via da produ¬ção de novos ou melhorados bens e serviços, de novos processos de produção, de novos modelos organizacionais que suportem a sua progressão na cadeia de valor e do reforço da orientação para os mercados externos à Região. Não obstante a qualidade dos bens e serviços que conseguimos oferecer na RAA, será necessário repensar a abordagem que nos permita fazer mais e melhor, por forma a superar as expectativas dos clientes e registar a satisfação de todas as partes interessadas. Em suma, repensar e traçar de forma competente o longo caminho em busca da Excelência. É necessária a assimilação do conceito qualidade pela nossa sociedade, bem como o reforço das políticas públicas para a crescente qualidade dos bens e serviços disponibilizados e por forma a garantirmos a sustentabilidade da nossa Região. Qualidade, um fator de sustentabilidade da Região Autónoma dos Açores. Têm o nosso compromisso!
    • Propriedade e Edição Associação Portuguesa para a Qualidade NIPC 500960410 Redacção e Secretariado Pólo Tecnológico de Lisboa, Rua Carlos Alves, nº 3 1600-515 Lisboa Tel. 214 996 210 | Fax 214 958 449 geral@apq.pt www.apq.pt Directora Maria da Glória Antunes Coordenadora Executiva Isabel Almeida Produção Editorial Infofluxos – Edição e Comunicação Av. das Forças Armadas 4, 2ºB 1600-082 Lisboa Tel. 217 819 442 www.infoqualidade.net Coordenação e Revisão Graziela Afonso (grazielaafonso@infoqualidade.net) Projecto Gràfico, Paginação e Publicidade Cempalavras – Comunicação Empresarial Av. Almirante Reis 114, 2º C 1150-023 Lisboa Tel. 218 141 574 | Fax 218 142 664 geral@cempalavras.pt www.cempalavras.pt Direcção Comercial Luís Paulo Morais (luis.morais@cempalavras.pt) Apoio Editorial Paula Braga (paula.braga@cempalavras.pt) Design e Produção Ana Gaveta, Fàtima Matos, Patrícia Gonçalves Fotografia IStockPhoto© e entidades participantes Pré-impressão e impressão Jorge Fernandes, Lda. Publicação trimestral Preço: 5 € (IVA incluído) Tiragem: 5000 exemplares Inscrição no ICS nº 116964 ISSN 0870-6743 | Dep. Legal nº 65326/93 Distribuição gratuita aos membros da APQ Os textos incluídos nesta revista expressam a opinião dos seus autores e não necessariamente a opinião da APQ, sua Direcção, Órgãos Sociais ou colaboradores. É interdita a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações sem a expressa autorização da APQ.

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