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Revista Qualidade – Inverno 2010 – Edição 3

Revista Qualidade – Inverno 2010 – Edição 3

Índice

  • Entrevista – António Saraiva – Ganhar a batalha cultural da Qualidade

    Graziela Afonso

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  • 35° Colóquio da Qualidade – Mar de oportunidades

    Graziela Afonso

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  • EFACEC – Acção de melhoria gera sinergias

    Hugo Queiroz • Nuno Delgado

  • Supervisão de Sistemas de Controlo

    Tiago J. Rato

  • Ensaios de comparação interlaboratorial para análise granulométrica

    Conceição Fonseca • Alice Oliveira • Rui Lucas

  • Definir e implementar um Modelo de Gestão

    DROAP

  • Sistemas de Gestão: Uma análise Global

    Paulo Sampaio • Pedro Saraiva

Edição Completa – 5 €

Inverno 2010

  • A APQ e os Desafios do Futuro

    José E. de Figueiredo Soares – Presidente da Direcção da APQ Em Novembro passado, a APQ publicou o estudo “O Futuro da Qualidade em Portugal”, em resultado de uma iniciativa tomada um ano antes, assinalando o quadragésimo aniversário da fundação da nossa Associação. Como tive oportunidade de deixar expresso na sua Nota de Abertura, considero que a equipa que realizou este estudo, coordenada pelo Prof. Pedro Saraiva, produziu um trabalho verdadeiramente inovador que, pelo seu rigor e profundidade, se reveste de inestimável utilidade para todos quantos – governo, instituições públicas e privadas, empresários, gestores e profissionais – se constituem como agentes privilegiados da promoção da Qualidade em Portugal. Também para a APQ este trabalho constitui uma base fundamental para o conhecimento da posição que hoje ocupa no “Movimento da Qualidade” em Portugal e das expectativas que as restantes partes interessadas nela depositam, bem como para a compreensão das variáveis de influência e das tendências da Qualidade no nosso país, no médio e no longo prazo, essenciais para a definição das estratégias mais correctas de concretização da sua Missão. Se a avaliação da importância enquanto agente promotor da Qualidade e o reconhecimento sobre o desempenho actual são motivo de justificado orgulho e satisfação, já as elevadas expectativas que as diferentes “partes interessadas” expressam quanto ao desempenho futuro da APQ sublinham a nossa responsabilidade enquanto organização capaz de desempenhar um papel muito mais activo na dinamização da Qualidade e de prestar efectivo apoio aos gestores e aos profissionais na evolução das abordagens de gestão das suas empresas para a visão sistémica da “macroqualidade”, a que os autores se referem. Com efeito, das oito variáveis identificadas como de intervenção prioritária, com impacte na Qualidade, a APQ tem (ou pode ter) influência directa em cinco delas – existência de mecanismos territorialmente desconcentrados de promoção da Qualidade; concepção, desenvolvimento e aplicação de novas técnicas, ferramentas e abordagens da Qualidade; número de organizações que encaram a Qualidade como uma mais-valia; níveis de implementação de sistemas integrados de gestão e aplicação da Qualidade em novos sectores – podendo ainda, indirectamente, influenciar as restantes três, estas mais relacionadas com a definição e implementação de Políticas Públicas neste domínio. Também quanto aos aspectos em que foi identificado o risco de divergência de Portugal face às tendências internacionais de evolução da Qualidade, a APQ pode ter intervenção determinante. De entre estes, destacaria um domínio que os autores classificam como crítico, o do desempenho das instituições de Ensino e Formação, pelo seu contributo para “a definição, consolidação e disseminação das actuais e novas àreas de conhecimento associadas à Qualidade (…), a construção de aprendizagens colaborativas adequadas às novas realidades sociais e empresariais (…) e o reforço de uma verdadeira cultura da Qualidade (…)”. Estes são, apenas, alguns dos domínios em que, com determinação e sentido de urgência, somos chamados a intervir desde já. A capacidade de iniciativa e de inovação das estruturas regionais e temáticas da APQ, as parcerias e ligações, nacionais e internacionais, que temos vindo a estabelecer e a aprofundar, e sobretudo as competências das pessoas que, de forma permanente ou em regime de projecto, connosco trabalham, permitem-nos encarar com confiança os desafios que o futuro não deixará de nos colocar. Através delas, estou certo, saberemos dar resposta às expectativas depositadas na nossa Associação, continuando a dar significativo contributo para a consolidação de uma cultura da Qualidade e da Excelência em Portugal e, por essa via, para o aumenta da competitividade da nossa economia.
  • Propriedade e Edição Associação Portuguesa para a Qualidade NIPC 500960410

    Redacção e Secretariado Pólo Tecnológico de Lisboa, Rua Carlos Alves, nº 3 1600-515 Lisboa Tel. 214 996 210 | Fax 214 958 449 geral@apq.pt www.apq.pt

    Director Jaime Franco Jeijóo

    Coordenadora Executiva Isabel Almeida

    Produção Editorial Infofluxos – Edição e Comunicação Av. das Forças Armadas 4, 2ºB 1600-082 Lisboa Tel. 217 819 442 www.infoqualidade.net

    Coordenação e Revisão Graziela Afonso (grazielaafonso@infoqualidade.net)

    Projecto Gráfico, Paginação e Publicidade Cempalavras – Comunicação Empresarial Av. Almirante Reis 114, 2º C 1150-023 Lisboa Tel. 218 141 574 | Fax 218 142 664 geral@cempalavras.pt www.cempalavras.pt

    Direcção Comercial Luís Paulo Morais (luis.morais@cempalavras.pt)

    Apoio Editorial Paula Braga (paula.braga@cempalavras.pt)

    Design e Produção Ana Gaveta, Fátima Matos, Patrícia Gonçalves

    Fotografia IStockPhoto© e entidades participantes

    Pré-impressão e impressão Jorge Fernandes, Lda. Publicação trimestral Preço: 5 € (IVA incluído) Tiragem: 5000 exemplares Inscrição no ICS nº 116964 ISSN 0870-6743 | Dep. Legal nº 65326/93

    Distribuição gratuita aos membros da APQ Os textos incluídos nesta revista expressam a opinião dos seus autores e não necessariamente a opinião da APQ, sua Direcção, Órgãos Sociais ou colaboradores. É interdita a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações sem a expressa autorização da APQ.

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