Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Select a Page:
Scroll to top

Top

TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição N.o 4

TMQ4

TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição N.o 4

Editores:

António Ramos Pires Margarida Saraiva Álvaro Rosa

ISSN: 2183-0940

A Revista TMQ N.º 4 prossegue a adotada perspetiva de multidisciplinaridade das edições anteriores, abarcando assim várias vertentes da temática da Qualidade e outras áreas afins. Este número é particularmente variado, abrangendo temas das tecnologias da informação e comunicação, manutenção produtiva total, sistema de gestão ambiental e inovação. Os setores da economia social e do ensino superior são também tratados, para além de incluir os custos relacionados com a qualidade e a perspetiva de acreditação versus certificação num laboratório de metrologia.

Implementing ISO 20000: proposals from learned lessons

10/11/2013 | 1
A norma ISO 20000 virá, muito provavelmente, a ter um papel deveras importante no campo da gestão de serviço de empresas da área das Tecnologias de Informação. Contudo, em termos bibliográficos não existem muitos estudos sobre a mesma, devido, essencialmente, à sua juventude. Este artigo, suportado na implementação da norma ISO 20000 numa Universidade espanhola com mais de 14.000 alunos, tem como objectivo apresentar nove oportunidades de melhoria ao estado actual do referencial. O objectivo das propostas de melhoria apresentadas vão no sentido de aumentar a flexibilidade do referencial, de reduzir as dificuldades associadas à implementação do mesmo, bem como aumentar a satisfação das organizações que o implementam.

Quality management and innovation: A literature review

12/11/2013 | 1
The aim of this paper is to identify the number of articles published on quality management (QM) and innovation, the main findings about the relationship between QM and innovation, the methodologies most often applied, the countries that have contributed most to this area, and the dimensions of innovative performance. The paper thus provides a review of articles about QM and innovation based on a computer search in three databases, namely ScienceDirect, ABI/Inform and Emerald. In addition, in order to identify the dimensions of innovative performance, this computer search was expanded to include QM-performance studies. The results show (1) the journals most likely to publish this type of paper; (2) that QM may have positive effects on innovation, although certain QM practices are key in this link (e.g., leadership, people management, customer focus); (3) more papers are empirical rather than theoretical, and it will be important to combine qualitative and quantitative data in future research; (4) the most productive countries in this field; and (5) the most commonly used or identified dimensions of innovative performance in the literature: product and process innovation.

A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas

12/11/2013 | 2
O presente trabalho de investigação trata de dois aspetos da maior importância para a gestão eficiente das organizações: qualidade e contabilidade. Perante a crescente escassez de recursos e o aumento da concorrência à escala global, as pequenas e médias empresas (PME), representando mais de 99% das empresas portuguesas, têm que ser cada vez mais eficientes, medindo e aperfeiçoando o seu desempenho, sob pena de deixarem de ser competitivas. Nas organizações, um sistema de gestão da qualidade (SGQ) orientado para a melhoria contínua dos processos e um sistema de contabilidade que, além de garantir o cumprimento das exigências legais, tenha aptidão para gerar informação relevante e oportuna para apoiar a gestão pela qualidade e o processo de decisão, podem fazer a diferença entre a descontinuação e o progresso das PME. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo estudar o posicionamento das PME relativamente ao SGQ e investigar a utilização que fazem da contabilidade. Os dados, tratados com recurso a técnicas de estatística descritiva, foram recolhidos através de um inquérito por questionário, enviado a mil PME. Os resultados evidenciam que, apesar dos participantes reconhecerem a importância da gestão da qualidade e do papel da contabilidade na administração das suas empresas, na prática, ainda as usam de forma muito deficiente.

Impactos da implementação da norma ISO 9001:2008 nas IPSS: Estudo de casos múltiplos

12/11/2013 | 2
A crescente importância dada à satisfação do cliente conduziu ao aparecimento de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) com o objetivo de demonstrar o compromisso das organizações com as questões da qualidade. As organizações do terceiro setor, nomeadamente as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), também sentem estes desafios de gestão apesar das suas especificidades. A implementação de SGQ, baseados na norma ISO 9001:2008, tem tido nos últimos anos uma considerável expressão no setor dos serviços e também no setor social. Porém, é evidente a escassez de estudos que analisem os impactos da implementação desta norma nas IPSS em Portugal. Com este artigo, pretende-se examinar os impactos da norma ISO 9001:2008 nas IPSS, tendo na base uma investigação realizada em três instituições certificadas. A metodologia utilizada foi qualitativa e a estratégia o estudo de caso. O estudo sugere que a norma gera impactos positivos para as instituições nomeadamente de cariz administrativo e organizacional. Porém identificam-se também aspetos limitadores, nomeadamente o aumento da burocracia, linguagem demasiado técnica e específica da gestão e os elevados custos financeiros que acarreta. O artigo termina com a apresentação das principais conclusões da investigação.

Manutenção Produtiva Total – Implementação na empresa Simoldes Plásticos

12/11/2013 | 1
O presente artigo descreve o projeto desenvolvido na Simoldes Plásticos durante a realização de um estágio curricular. O objetivo primordial do projeto foi a aplicação da metodologia de Manutenção Produtiva Total (TPM) para a diminuição dos desperdícios, acidentes, defeitos, paragens e falhas ao longo do processo produtivo. O artigo apresenta, em primeiro lugar, uma revisão dos conceitos de Gestão da Qualidade Total, particularmente da Melhoria Contínua e da metodologia TPM. De seguida, é descrita a aplicação da TPM na empresa, incluindo uma descrição de alguns problemas encontrados e das medidas aplicadas para a sua correção. Finalmente o artigo inclui ainda uma discussão do impacto das melhorias implementadas, a partir da análise de um indicador de eficiência específico desenvolvido na empresa – o RUTPM – Rendimento de Utilização TPM.

Certificação e Acreditação: duas perspetivas num laboratório de metrologia

12/11/2013 | 1
Na última metade do século passado, o número de organizações Portuguesas com certificação da qualidade tem aumentado, tal como tem sucedido na grande maioria dos países. De acordo com a norma ISO 9001, todas as organizações certificadas devem calibrar os seus equipamentos de medição. Para isso as organizações recorrem a laboratório de metrologia. Atualmente existem organizações/entidades com os seus Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) certificados pelo referencial ISO 9001 e que possuem laboratórios de metrologia. Por outro lado, existem também entidades com laboratórios acreditados pela norma ISO/IEC 17025. Por fim existem as organizações/entidades que têm o seu SGQ certificado pela norma ISO 9001 e também o seu laboratório de metrologia acreditado pela norma ISO/IEC 17025. Assim, o objetivo deste trabalho de investigação é o de analisar o nível de importância das normas ISO 9001 e ISO/IEC 17025 para um laboratório de metrologia a fim de alcançar a qualidade e a melhoria contínua. Dos dados obtidos através dos casos de estudo investigados conclui-se que a certificação segundo a norma ISO 9001 é uma abordagem importante para os laboratórios que efetuem calibrações/verificações internas, enquanto que a acreditação segundo a norma ISO/IEC 17025 é o reconhecimento mais importante para os laboratórios de metrologia. Contudo, caso os laboratórios trabalhem de acordo com a norma ISO 9001 e a norma ISO/IEC 17025 conseguem transmitir de forma mais eficaz a qualidade dos serviços do laboratório.

Sistema de Gestão Ambiental: Do Enquadramento à Implementação

12/11/2013 | 1
A presente comunicação, resultado do trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pretende discutir as questões relacionadas com a implementação de sistemas de gestão ambiental, incluindo as possíveis motivações das empresas para o fazerem, as vantagens daí decorrentes e as barreiras a ultrapassar quando se procuram pôr em prática os requisitos estabelecidos na norma NP EN ISO 14001. Para além de uma revisão bibliográfica destas temáticas, são apresentados e analisados criticamente os resultados de um caso prático de adoção da referida norma numa empresa contextualizada, que se dedica à produção de papel reciclado e cartão canelado (pranchas e caixas). O principal objetivo do estudo desenvolvido nesta empresa, e aqui apresentado, foi conhecer e dar a conhecer a NP EN ISO 14001 como uma opção de relevo para as organizações que pretendam implementar um sistema de gestão ambiental e quanto estratégia que lhes permita serem inovadoras e competitivas.

Praxes académicas e qualidade da aprendizagem no ensino superior – perspectiva de estudantes de 1º ano de cursos de licenciatura da Universidade de Évora

12/11/2013 | 1
A praxe académica constitui um tema pouco consensual que tem escapado a um debate profundo, apesar de constituir um fenómeno presente em todas as instituições de ensino superior e uma vivência a que poucos estudantes escapam quando nelas ingressam pela primeira vez. Olhadas com tolerância pelos que reconhecem que podem ter um papel na integração dos novos alunos, ou como uma barbárie que promove a subserviência e fere a liberdade individual e os princípios democráticos, a verdade é que permanecem vivas sem que se compreenda com muita clareza a sua função ou consequências. A elevada percentagem de insucesso académico que se verifica no 1º ano dos cursos de licenciatura, a ideia de que a praxe académica interfere com a qualidade da aprendizagem e com os resultados académicos motivou-nos para a realização de um estudo com alunos que ingressaram pela primeira vez em cursos de ensino superior na Universidade de Évora, elegendo-os como a voz que queríamos ouvir relativamente a um tema em que assumem papel principal. A partir de entrevistas e de análise de conteúdo temática e categorial seleccionamos, a partir do discurso dos estudantes, um conjunto de itens que operacionalizámos num questionário que denominámos de QPA – Questionário Sobre as Praxes Académicas. Apresentamos neste trabalho a estrutura obtida a partir da resposta de 434 estudantes e a sua perspectiva face à questão em estudo.

Recuperar Password

Por favor, introduza o seu e-mail. Vai receber uma nova password via e-mail.