TMQ – Número Especial – Abordagens Lean

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Editor Convidado

Virgílio Cruz Machado

Editores

António Ramos Pires

Margarida Saraiva

Álvaro Rosa

Índice

Sistema Toyota de Produção: um ensaio teórico sobre a filosofia que está revolucionando as organizações

KELLY ZANON DE BORTOLI PISONI

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é analisar a forma de atuação do Sistema Toyota de Produção e do Lean Thinking a partir da reunião de seus principais conceitos, que serão abordados no decorrer do trabalho. A Filosofia Lean sustenta suas estratégias de trabalho na melhoria dos processos em busca de uma maior produtividade nas operações industriais. Os princípios da Filosofia Lean, desenvolvidos no Sistema Toyota de Produção compreendem, em sua atuação, a redução máxima dos estoques de produtos e componentes e a constante busca pela melhoria contínua dos processos através da eliminação de desperdícios por toda a empresa. Essa filosofia de produção tem conquistado espaço nas empresas por todo o mundo ao longo dos últimos anos e hoje é utilizada por muitas indústrias que enxergam nela oportunidades de melhoria. A metodologia utilizada no presente artigo foi o ensaio teórico seguido de pesquisa bibliográfica. Pôde-se perceber, com o conteúdo explanado que a produção enxuta pode ser considerada como uma forma de agregar valor ao processo produtivo, uma vez que alinha as ações, realizando-as de maneira eficaz e sem interrupção, fazendo com que o processo seja conduzido a produzir cada vez mais com cada vez menos.

Palavras-chave: Lean Thinking, melhoria contínua, processos, Sistema Toyota de Produção



Reducing production costs by applying Lean Six Sigma Methodology: A case study

JOÃO PEDRO DOMINGUES • JOSÉ REQUEIJO • MARIA DO ROSÁRIO CABRITA

Resumo

This study describes a procedure that applies Lean Six-Sigma approach to reduce production costs in a bolts manufacturing. The project was proposed by the product’s customer, who suggests to improve some parameters of the processes associated with its manufacturing. The expectations and requirements are termed as the Voice of the Customer (VoC) focusing on the reduction of production costs. The bolts manufacturing has some particularities, such as the considerable lot-size and the high level of produced products. Some of the important Six Sigma and Lean tools were discussed which will be of help to a Six Sigma practitioner. The empirical study illustrates methods used to Define, Measure, Analyse, Improve and Control (DMAIC) approach of Six-Sigma. Detailing the practices of the five phases of the DMAIC, the Six-Sigma empirical study describes and studies the functions and the efficiency of the bolts manufacturing processes and the same methodology can be extended to numerous other examples in the industry.

Keywords: Bolts manufacturing; DMAIC methodology; Lean Six Sigma; Voice of the Customer (VoC).



Manutenção Lean – Seleção Multicritério de Indicadores de Desempenho

CÉSAR GONÇALVES • JOSÉ DIAS • VIRGÍLIO CRUZ MACHADO

Resumo

O conceito Lean é atualmente aplicável e abrangente a distintos contextos dentro das organizações, nomeadamente, na manutenção. A manutenção Lean tem como objetivos a redução de desperdícios, a gestão eficiente de recursos, o aumento da disponibilidade dos ativos físicos, a otimização das atividades e custos da manutenção, a melhoria da qualidade e satisfação dos clientes e, sobretudo, a criação de valor para as organizações. Para analisar a eficiência do processo de manutenção, devem comparar-se os seus desempenhos reais com os desempenhos esperados. Neste âmbito, o artigo propõe uma metodologia para a seleção de indicadores chaves de desempenho (KPIs), relevantes para a manutenção. A metodologia desenvolvida baseia-se na utilização do ELECTRE III, o qual é um método de apoio multicritério à decisão (MCDA) para a ordenação de alternativas de acordo com a preferência do decisor, segundo diferentes pontos de vista. Para a validação da metodologia é apresentado um caso de estudo com a seleção de KPIs relevantes para medição dos desempenhos da manutenção no entendimento de aspetos do conceito Lean. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência da metodologia. O ELECTRE III mostra ser um método ajustado para a seleção de KPIs, permitindo diminuir a subjetividade inerente ao processo de decisão.

Palavras-chave: Manutenção Lean; KPI; MCDA; ELECTRE.



The lean thinking application in aircraft maintenance

PEDRO SALVADA • MIGUEL CARNEIRO • ANTÓNIO MOURÃO

Resumo

The Portuguese Air Force has been applying lean thinking in aircraft maintenance since the implementation of the F-16 MLU (Mid-Life-Upgrade) modernization program. The aim of this article is to present the work carried out with the purpose of reducing the immobilisation time due to the aircraft maintenance and the cost reduction associated with the support of weapon systems. The achieved results prompted the development of the application of lean management to programmed maintenance activities for the F-16, Epsilon TB-30, C-130 and Alouette III fleets. The benefits achieved have been evident, not only at the decreasing of the process times and in the economy achieved in financial, material and human resources, but also in the management of stocks and in the organizational culture change which has taken place since its implementation. The use of the seven-week rapid improvement event method based on the A3 methodology has been instrumental. Leadership actions, strategic alignment and communication throughout the chain of command, along with the involvement of those who have an active part, are crucial in producing the desired end result. The interventions confirmed a reduction, between 30% and 60%, in the aircraft immobilization time, leading to an increase in the availability of aircraft and a reduction in the operating costs.

Keywords: Aeronautics, Kaizen, Lean Management, Maintenance.



Lean Seis Sigma na Melhoria Contínua de um Sistema Logístico de Produção

SOFIA QUINTANEIRO • ALEXANDRA B. TENERA

Resumo

A globalização da indústria leva a ambientes industriais cada vez mais competitivos onde a redução de desperdício e melhoria dos sistemas produtivos e logísticos se tornam fatores críticos para o seu sucesso e sustentabilidade. Desta forma, o presente artigo tem como âmbito a análise e melhoria de um sistema logístico de produção através de uma perspetiva Lean Seis Sigma (LSS). O modelo LSS proposto, testado e implementado numa unidade produtiva da indústria automóvel, irá identificar as oportunidades de melhoria no fluxo logístico de produção com base na elaboração do Value Stream Mapping (VSM) do processo produtivo de um cluster, sendo posteriormente, aplicado o modelo DMAIC no processo identificado como mais crítico e utilizadas cartas de controlo e testes de hipóteses para redução de defeitos no processo selecionado entre outras ferramentas.

Palavras-chave: DMAIC, Melhoria Continua, Lean Seis Sigma, Value Stream Mapping.



O impacto do lean thinking nos colaboradores dos serviços de saúde – aplicação ao Atendimento Permanente de um Hospital português

MARISA MONTEIRO • CLÁUDIA SARRICO

Resumo

O impacto do lean thinking nos colaboradores dos serviços de saúde é um tema para o qual existe ainda uma escassez de resultados medidos e reportados regularmente. De forma a contrariar esta tendência, este estudo analisa um projeto implementado no Atendimento Permanente do Hospital CUF Descobertas, que envolveu ferramentas e práticas lean, nomeadamente o fast track. Para tal, utiliza-se como base metodológica o modelo sugerido por Holden (2011) e através de análise documental, entrevistas aos responsáveis do serviço e aplicação de um questionário aos colaboradores analisam-se os efeitos das alterações implementadas no cuidado ao paciente (em termos de qualidade, segurança e eficiência) e nos colaboradores. Após um ano da implementação do projeto, verificou-se uma diminuição nos tempos de espera, desistências e reclamações e um aumento no número de admissões e da faturação do serviço. Por conseguinte, estes resultados tiveram impacto na satisfação dos pacientes e dos colaboradores que afirmam estar mais satisfeitos com o seu trabalho, apesar de destacarem como principal efeito negativo do projeto a maior carga de trabalho adquirida. Deste modo, este estudo revela-se de interesse para outras unidades hospitalares por dar visibilidade a um exemplo de boas práticas ou para futuros investigadores, pois sugere uma metodologia de análise dos efeitos do lean sobre os profissionais de saúde que poderá ser adaptada a outro tipo de serviços.

Palavras-chave: Colaboradores, fast track, Lean, serviços de urgência.



Índice para avaliação do grau de implementação de práticas de gestão Lean

DIANA DE ALMEIDA • HELENA CARVALHO • VIRGÍNIA HELENA MACHADO • ANA PAULA BARROSO

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do índice Lean que tem por objetivo avaliar o grau de implementação de práticas de gestão associadas ao paradigma Lean por empresas de manufatura. O índice Lean é um índice composto, definido através da ponderação de um conjunto de variáveis por aplicação da Análise Fatorial, técnica de análise de dados multivariados. As variáveis utilizadas na análise foram respostas obtidas a questões colocadas no inquérito European Manufacturing Survey realizado em Portugal, em 2012, no âmbito da implementação de práticas de gestão associadas ao paradigma Lean. O índice proposto permite aos gestores de empresas de manufatura avaliar o grau de implementação de práticas de gestão Lean na sua empresa assim como fazer o benchmark com outras empresas. Este artigo contribui para colmatar a escassez de trabalhos de índole científica mas com âmbito prático no que concerne à implementação do paradigma de gestão Lean. Contribui, ainda, para compreender melhor a relação entre as práticas de gestão associadas ao paradigma Lean e o âmbito da sua aplicação, operacional ou estratégica.

Palavras-Chave: Análise Fatorial, European Manufacturing Survey, Índice Lean, Práticas de gestão.



Systematic Innovation in a Lean Management Context

HELENA V. G. NAVAS • V. CRUZ MACHADO

Resumo

The lean implementation environment requires advanced analytical tools and methodologies (ex. VSM and A3), but there is not much work done on tools for generation of solutions. TRIZ systematizes solutions that can be used for different technical fields and activities. The inconsistencies are eliminated by modification of the entire system or by modification of one or more subsystems. This paper intends to propose a conceptual model that explores the relationships between LEAN and TRIZ practices and methodologies. As a potential solution generator, the authors believe that the use of TRIZ may help to promote improved Lean management environments.

Keywords: Lean Management, Problem Solving, Systematic Innovation, TRIZ.



The influence of quality management on social practices

DJUAN JOSÉ TARÍ • MARIANO GARCÍA-FERNÁNDEZ

Resumo

The aim of this paper is to analyse whether firms with a high level of quality management have more commitment to social practices, and how quality management practices support the development of social issues. It uses a case study methodology drawing on qualitative evidence from five service organisations in Spain. The results show that organisations can be classified according to their level of quality management. From this classification the study shows that companies with higher levels of quality management are more aware of certain dimensions of social responsibility. The study also shows how quality management practices influence environmental, social and ethical dimensions.

Keywords: case study; quality management; service organisations; social practices.



CORK + – Um Programa de Desenvolvimento de Equipas

RUI M.F. DIAS

Resumo

Só a melhoria continua, baseada na satisfação do cliente, na eliminação do desperdício, promovendo as actividades que acrescentam valor, reduzindo o custo da operação, pode contribuir para tornar as empresas competitivas. Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua, que envolve todos os níveis dentro da organização. A metodologia Kaizen utiliza várias ferramentas que podem variar de empresa para empresa, mas os conceitos base são sempre os mesmos: mente aberta, atitude positiva, rejeitar as desculpas, buscar as soluções, perguntar porquê? porquê?, não existem perguntas estupidas. É necessário agir, implementando melhorias mesmo não atingindo a perfeição. Implementar as melhorias com os recursos disponíveis, fazendo uso dos conhecimentos da Equipa. Implementar essa filosofia de um modo eficaz e continuado, num grupo de empresas com uma cultura de mais de 100 anos, ligadas a um sector tradicional da indústria portuguesa, mantendo os valores do grupo promovendo a melhoria continua todos os dias, em todas as actividades, por todos os colaboradores é o objectivo do programa Cork +. Um programa de desenvolvimento de equipas que visa garantir e melhorar a qualidade dos produtos; melhorar a eficiência dos processos, reduzir os desperdícios e criar uma cultura orientada para o Cliente.

Palavras-Chave: Cork +, Kaizen, Melhoria Continua.







Editorial

Este número especial sobre as abordagens Lean é o pioneiro na vida da revista porque é o primeiro número com a coordenação de um Editor Convidado. Esperamos que brevemente outros números especiais possam também ser editados.

A envolvente competitiva apresenta muitas pressões para resultados impactantes de curto prazo. As abordagens Lean respondem a esta necessidade e expetativa da gestão das organizações. Algumas das realizações mais identificadoras da qualidade em geral são por vezes identificadas apressadamente como burocráticas e com pouco valor acrescentado, o que cria também um clima favorável ao aparecimento de outras abordagens. Sem querermos aprofundar este tema, o movimento da qualidade necessita refletir sobre as novas realidades decorrentes da concorrência, da evolução técnica e científica e das mutações sociais e económicas a nível global.

A perspetiva multi e interdisciplinar adotada pela TMQ acolhe muito favoravelmente os contributos de novas e renovadas técnicas e abordagens que contribuem significativamente para uma nova visão e novo entendimento do movimento da qualidade.

Continuamos a esperamos que 2016 traga alguns desenvolvimentos importantes em termos de revistas associadas. Acreditamos que o alojamento no mesmo site de outras revistas de carácter técnico e científico aumentará a visibilidade da revista TMQ.

Este número oferece importantes trabalhos de aplicação das metodologias Lean, desde a redução de custos na produção, na melhoria contínua da logística, na manutenção, em hospitais, até à melhoria das equipas, à sustentabilidade dos negócios e à inovação sistemática. Outros artigos abordam ainda o Sistema Toyota de Produção como percursor destas abordagens, aplicações no setor social da economia, e a avaliação do grau de implementação da gestão Lean.

O site que acolhe a TMQ continua a ser melhorado. Este mesmo site já disponibiliza todos os números da Revista Qualidade desde 2001, num total de 58 números, aumentando assim o conjunto da informação disponível, como já tínhamos anunciado.

O esforço de divulgação da TMQ no espaço latino-americano contínua, o que se traduz no aumento da lista de divulgação que tem vindo a aumentar de forma significativa.

Renovamos os nossos votos para que esta iniciativa editorial contribua para um maior contacto entre os interessados/investigadores e os profissionais das áreas profissionais relacionadas, bem como para reforçar o suporte científica da qualidade e áreas afins.

Relembramos que o site continua aberto à publicação de Estudos, Relatórios de Projetos, bem como de Livros e Manuais Técnicos.

Para terminar, não poderíamos deixar de agradecer a todos os autores que tornaram possível este número. E um especial agradecimento ao Editor Convidado, responsável pela coordenação e revisão deste número.

Nota Final: Sendo a TMQ uma revista em formato digital, relembramos que os autores podem enviar os seus abstracts ou propostas de comunicação de forma permanente (ver instruções para publicação em http://publicacoes.apq.pt/, não necessitando de esperar pelos Calls for Papers).

O Editor Coordenador

António Ramos Pires