Revista Qualidade – Edição 4 – 2018

Índice

A APQ nos Açores

Pedro Lourenço dos Santos

Resumo

A Delegação dos Açores da APQ pretende, em 2019, reforçar a divulgação de boas práticas da qualidade, junto dos diversos intervenientes regionais. Este objetivo passa pela aposta na oferta formativa e de informação nos diversos domínios que visem a melhoria dos processos organizacionais, bem como o contacto com organizações públicas e privadas. A importância da gestão da qualidade nas organizações passa pela satisfação dos clientes e das partes interessadas, na melhoria da imagem no mercado, na redução dos custos e na busca da melhoria contínua, condições que as empresas regionais têm como desafio.



QESM - Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço na Região Autónoma da Madeira

Isabel Rodrigues • João D'Orey • Natacha Pereira

Resumo

O Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço (QESM) visa contribuir para a promoção, sensibilização e desenvolvimento da qualidade de serviço na Madeira, posicionando a Região, de acordo com a Visão definida no âmbito da Estratégia Regional para a Qualidade, como “líder nacional e uma referência internacional em qualidade de serviço e
hospitalidade”. O sistema engloba as componentes de Sensibilização e Reconhecimento.
A Sensibilização está centrada na aplicação do questionário de autoavaliação QESAM . O Reconhecimento integra três níveis distintos: nível 1 – Foco, nível 2 – Performance e nível 3 – Sustentabilidade. A APQ desenvolve as funções de entidade gestora do sistema
de reconhecimento, por delegação do Governo da Região. Em 2018 foram reconhecidas as primeiras seis organizações regionais que obtiveram o nível 1.



MADEIRA | Como a Metodologia Lego® Serious Play® pode Potenciar o Resultado da Organização.

ANA UMBELINO

Resumo

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® facilita o pensamento criativo, a comunicação e a resolução de problemas das organizações, utilizando legos. Suportada por pesquisas e investigações nas áreas de desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem,
promove a inovação e a performance. Neste artigo é apresentado um caso real, especificamente de uma reunião sobre estratégia da empresa, entre superiores hierárquicos de 1ª linha, onde, num espaço leve e divertido, mas não menos sério ou produtivo, se encontraram soluções, geraram-se ideias e construíram-se novos caminhos.



Delegação Regional do Norte (DRN)

Luís Santos


Sul | The Challenges of Strategic Human Resources Management in Higher Education Institutions - Reflections as Team Members of an Erasmus+ Capacity Building Project

Fátima Jorge • Paulo Silva • Margarida Saraiva

Resumo

The Higher Education Institutions face major challenges in its development. Demanding from different actors and the orientation of the research, more oriented to innovation and value creation, request news capacities to answer that. In order to support Higher Education organizational changes in Southeast Asia, a consortium, lead by the University of Danang, applied to a Capacity Building for Higher Education project under the framework of the Erasmus+ Program. The project “Strategic Human Resources Management for Southeast Asian Universities” (HR4Asia) approved in 2016 and co-funded by the European Commission aims at contributing to Higher Education organizational reform in Southeast Asia.



Um Colóquio – o 43º – que se Destacou pela Excelência das Intervenções

José Carlos F. Pereira

Resumo

O 43º Colóquio ocorreu no dia 24 de outubro de 2018, na Porto Business School, reuniu dezenas de oradores e uma vasta plateia de aproximadamente 300 pessoas. O maior e melhor evento nacional em torno de temáticas da Qualidade e Excelência Organizacional, constituiu uma oportunidade única para conhecer e debater as novidades e tendências da área da qualidade: a Qualidade 4.0;
as Normas e a Certificação em contexto internacional; a Melhoria Operacional; a Qualidade e a Sustentabilidade; a Qualidade da Informação e a Proteção de Dados; e o Futuro da Qualidade.



Symington Family Estates - Gestão, Qualidade e Tradição, um Caso de Sucesso. Um Caso de Sucesso?

ANTÓNIO MARQUEZ FILIPE

Resumo

Neste artigo, o sucesso é focado nos resultados e na preocupação de benefício público. Vender vinho não é nada fácil, pelo facto do seu consumo não satisfazer necessidades básicas, na existência de excesso de produção e de oferta, na pressão à baixa dos preços,
na qualidade média ter vindo a aumentar, na alimentação mais informal, entre outras.
Apesar de tudo, estamos entre os melhores do Mundo. Na Symington Family Estates a estratégia assenta no Compromisso, assumido por todos, e no caráter dinâmico e de permanente ajuste. Estabelece objetivos simples, de longo prazo e entendíveis.
Proximidade da gestão do topo aos consumidores e clientes. Aposta na qualidade total, abrangendo a totalidade da cadeia de valor. A elevada capacidade de guarda dos vinhos, acima do legalmente estipulado, é um dos mais importantes fatores críticos de “sucesso”.



Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) em Formato de Sistema de Gestão

Sérgio Ferreira

Resumo

O RGPD foi aprovado em 27 de abril de 2016. Ainda este ano, 2018, foi constatado que as organizações continuam com várias dúvidas práticas sobre a melhor forma de implementar os requisitos exigidos. RGPD representa uma mudança de paradigma na proteção de dados pessoais, onde passamos de uma lógica centrada nas organizações que tratam dados pessoais para uma lógica alinhada com a proteção dos titulares dos dados. E esta alteração representa uma verdadeira revolução na forma como as empresas se organizam e como são capazes de demonstrar o tratamento de dados pessoais. Desta forma é apresentado um Sistema de Gestão de Dados Pessoais, que permite
diagnosticar, implementar, monitorizar e melhorar ao longo do tempo.



Ciber-Riscos: Uma Problemática Crescente para as Organizações

Fabio Murillo Alonso

Resumo

As organizações estão expostas a vários ciber-riscos, sejam grandes empresas multinacionais ou PME's. É necessário ter-se esta consciência, conhecer as suas fraquezas e, dessa forma, preparar uma reação adequada, minimizando o impacto. Proteger os seus dados, juntamente com os dos seus clientes, é uma realidade complexa. Preservando os dados as organizações adquirem um conjunto de vantagens, o que significará reputação e mais encaixe económico. Na cibersegurança, as ameaças e consequências continuaram, em 2017, a aumentar de forma vertiginosa.



Cerimónia de Entrega de Prémios de Reconhecimento

Sandra Vasconcelos

Resumo

Enquadrada no âmbito do 43º Colóquio da Qualidade, procedeu-se à habitual entrega de Prémios de Reconhecimento da APQ, referentes ao
ano 2018, que premiou o melhor artigo publicado na Revista Qualidade e os associados que contemplaram 25 anos de filiação na APQ.



Perspetivas e Tendências da Acreditação e Avaliação da Conformidade

LEOPOLDO CORTEZ

Resumo

Cada Estado Membro designa um organismo nacional de acreditação, que presta serviços de acreditação como atividade de autoridade pública, obedecendo a elevados padrões de imparcialidade, independência e competência técnica. O sucesso na avaliação pelos pares
feita pela European cooperation for Accreditation (EA) permite a este organismo designado tornar-se signatário dos acordos de reconhecimento mútuo da EA. Portugal, através do Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC) é também signatário destes acordos. A tendência é recorrer cada vez mais à acreditação para suportar a implementação de políticas legislativas.
O IPAC tem hoje atividades de acreditação na maioria das áreas de governação mas também em entidades privadas. O maior crescimento da acreditação no futuro será no setor não económico, na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social.



European Quality - the Views from EOQ President

Torolf Paulshus

Resumo

Torolf Paulshus is the NFKR co-founder. Was in EOQ Executive Board for seven years, being the current EOQ President. He tells the Revista Qualidade that “Businesses and organizations needs more proactive and strategic Quality Managers and Quality Professionals to establish updated solutions.” “(…) Europe is challenged by industrial and business locomotives like China, India and others that is catching up with impressive determination and progress.” “The United Arab Emirates are currently executing an impressive and innovative excellence process in its Government. EOQ has an important role to play for its members as competition increases.” “The EOQ Congress is also one of the very few venues and arenas of its kind, and the only one in Europe. It attracts a global community from all continents.” “The Congress design and structure for 2019 in Lisbon will provide the template for the EOQ future Congresses.” “APQ has a long history in EOQ and is one of the cornerstones of this European organisation. It has a well running
and highly competent organisation and management with representations throughout the country and the islands.” “Our professional foundation of Quality will not change, but the digitalization and Big Data will change functionality and how we deploy Quality! As
Europeans, we have the best basis for the global competition.”



APCER - A Marca de Certificação Confiança e Diferenciação

ANDRÉ RAMOS

Resumo

Uma marca, para além da sua dimensão jurídica, deve ser encarada enquanto ativo de marketing e integrada na estratégia de marketing da organização, numa perspetiva holística. A marca de certificação APCER é hoje uma marca reconhecida no mercado, distinta, associada a atributos como: confiança, credibilidade, competência, qualidade, satisfação e valor acrescentado.



NOTÍCIAS


 

ESPAÇO APQ




 

Editorial

Espera-se e deseja-se que o presente ano de 2019 venha a ser marcante de vários pontos de vista no que se refere à APQ e ao movimento da Qualidade em Portugal.
Desde logo por ser o ano em que a nossa APQ celebra cinquenta anos de vida, algo que será reconhecido e celebrado através de um conjunto de iniciativas direcionadas para comemorar o passado, mas também enunciar caminhos de futuro.
Porém, pensar Qualidade em Portugal no ano de 2019 obriga-nos a estar muito atentos ao que se passa no Mundo e na Europa, também a este nível. Deste ponto de vista, não pode deixar de assinalar-se a circunstância de Portugal e a APQ irem acolher em Lisboa o 63º Congresso Europeu da Qualidade, a ter lugar no Parque das Nações, a 23 e 24 de outubro de 2019.
Na história de cinco décadas da APQ, será esta a terceira vez em que Portugal tem oportunidade de receber o evento, 25 anos volvidos sobre a última ocasião em que isso sucedeu. Tal só foi possível graças aos esforços da anterior Direção da APQ, que
importa aqui sublinhar, e ao apoio disponibilizado pela European Organization for Quality (EOQ), que a APQ integra.
Tenho tido o privilégio de, em representação da APQ, contribuir para que este Congresso venha a ser um momento importante
de afirmação da Qualidade em Portugal e da Qualidade de Portugal perante profissionais do setor vindos de todo o Mundo, sendo esta também uma das melhores formas porventura de a APQ comemorar as suas bodas de ouro de casamento com a Qualidade Nacional.
Subordinado ao tema “Rediscovering Quality”, especialmente acertado no nosso contexto histórico e cultural, esperamos que o Congresso Europeu da Qualidade seja capaz de mobilizar os associados da APQ, e todos aqueles que se interessem pela Qualidade em Portugal. Além de contar com uma variedade de oradores de referência, nacionais e internacionais, esta é uma ocasião única para se mostrar ao exterior aquilo que de muito e bom se faz nesta área a partir do nosso País.
Enquanto potencial montra da qualidade, o Congresso está já a receber inscrições (com condições especiais asseguradas para
participantes nacionais), comunicações, candidaturas a diferentes tipos de concursos e parcerias que contemplam igualmente
possíveis espaços de exposição para produtos ou serviços. Dentro deste contexto, nada mais oportuno do que podermos contar neste número da revista com uma entrevista efetuada a Torolf Paulshus, Presidente da EOQ e membro da Comissão Organizadora do Congresso, aquando da vinda do mesmo a Portugal, no passado mês de setembro. O seu depoimento, além de uma visão muito lúcida do momento que a Qualidade atravessa na Europa, representa um desafio igualmente para que a APQ e Portugal venham a desempenhar um papel cada vez mais ativo nos movimentos internacionais da qualidade, além de um apetitoso aperitivo para o Congresso da EOQ que se avizinha.
No presente número, entre outros assuntos igualmente interessantes, faz-se também um balanço do bem sucedido 43º Colóquio da Qualidade, para cujo programa tive igualmente o prazer de contribuir, enquanto espaço da qualidade feita em Português.
No próximo ano, este mesmo tipo de dinâmicas nacionais pode ser alavancado, com vantagem, através da oportunidade singular de participar, divulgar e dinamizar o Congresso Europeu da Qualidade (que aguarda pela sua visita em www.eoqcongress2019.apq.pt), que em 2019 tomará o lugar do nosso Colóquio, como tem sucedido quando temos tido a oportunidade de ver o Congresso da EOQ realizado em Portugal.
Como se pode ver, 2019 afigura-se ser um ano repleto de novidades e atividades relacionadas com a Qualidade em Portugal, além de um ano muito especial para a APQ (no qual assinala meio século de vida) e todos os seus associados, convidados e mobilizados para reservar desde já nas agendas espaços suficientes para dar o seu contributo, ajuda e participação. Vamos todos participar neste ano de Qualidade em Movimento, arrastando com isso novos e mais adeptos praticantes da Qualidade em Portugal e de Portugal para o Mundo?